Skip to main content

Além do BPO financeiro: Por que a sua startup precisa de uma estratégia financeira completa?

Como gerenciar a saúde financeira de uma startup e, ao mesmo tempo, focar no seu crescimento? Embora os empreendedores sejam donos de boas ideias, em muitos casos não têm habilidade com finanças, o que pode comprometer seus resultados se não contarem com a ajuda de especialistas em gestão financeira.  

Como as startups muitas vezes não têm caixa suficiente para contratar um profissional para essa função, o BPO financeiro é um serviço que acaba sendo uma excelente alternativa para quem busca eficiência no controle das finanças do seu empreendimento.

Mas, por que você deve investir neste serviço o quanto antes? Neste texto vamos explicar um pouco mais sobre como funciona o BPO financeiro, e quais as principais vantagens que ele pode oferecer para startups. Quer saber mais? Fique conosco nesta leitura. 

 

O que é BPO Financeiro?

Considerado um serviço de alto valor, o BPO consiste na terceirização da gestão financeira, atividade estratégica para o crescimento da empresa. Com uma série de benefícios como redução de custos e liberação da força produtiva para focar naquilo que interessa, o BPO tem sido amplamente adotado nas organizações, e se tornado fundamental para toda startup que almeja sua expansão. 

Em inglês, BPO é uma sigla para Business Process Outsourcing, termo usado para quando uma empresa terceirizada é contratada para cuidar da gestão de determinado processo de outra instituição. 

Já o BPO Financeiro, por sua vez, é uma definição para terceirização de atividades contábeis como contas a pagar, contas a receber, gestão de documentos, entre outros controles rotineiros relacionados às finanças da organização. 

O serviço reduz as tarefas operacionais que, muitas vezes, comprometem o tempo dos gestores em funções mais importantes da empresa. Por contar com a expertise de profissionais com conhecimento e experiência no mercado, o BPO também proporciona um olhar estratégico sobre a situação da empresa, dando maior segurança tanto para a gestão financeira quanto para tomada de decisão dos gestores. 

O papel do BPO financeiro nas startups

Para uma startup, o BPO financeiro tem um papel ainda mais importante, especialmente quando ela ainda está na fase inicial do ciclo de vida. Como nesta etapa é muito comum que a empresa tenha equipe reduzida e pouco dinheiro em caixa, o serviço funciona como uma alternativa prática e de baixo custo para profissionalização dos processos financeiros. 

Dentre as atividades que a modalidade oferece, podemos destacar a elaboração do fluxo de caixa, que hoje é considerado um dos maiores controles financeiros para startup, e ainda a gestão de indicadores, análise de crédito, gestão de documentos, entre outras tarefas burocráticas como folha de pagamento dos colaboradores e emissão de notas fiscais. 

Segundo relatório publicado pela Global Finance and Accounting Outsourcing Industry, o mercado global de terceirização de finanças e contabilidade deve chegar a 50 bilhões de dólares até 2027. 

Com base nestes dados é possível perceber que o BPO financeiro tem se tornado uma tendência no mundo corporativo, e isto acontece por conta das vantagens que ele pode oferecer para uma empresa em diversos aspectos.

Startup-Driven:  muito mais que um BPO financeiro 

Para quem busca redução de custos, foco no core business, eficiência no atendimento, e segurança nas informações financeiras da sua empresa, a Startup-Driven é uma solução completa que pode suprir a falta de controle nas finanças. Enquanto o BPO atua como um analista financeiro, a solução da Triven proporciona para startup benefícios de nível tático como tesouraria e controladoria, além de vários benefícios de nível estratégico como insights importantes e apoio para tomada de decisão. 

Além da redução de custo, a curva de aprendizado do Startup-Driven é muito mais rápida do que a de um CFO de mercado, uma vez que seu modelo de negócio já traz consigo uma metodologia padrão e melhores práticas adquiridas com mais de 45 clientes em apenas cinco anos. A solução também ajuda a resolver três grandes dores dos founders como a falta de tempo, visibilidade das informações financeiras e segurança na gestão. 

Quer saber mais informações sobre a Startup-driven, e entender como ela pode ajudar na organização das finanças de uma startup? Entre em contato conosco e veja como a solução pode atender suas necessidades com baixo custo e praticidade. 

Crédito da imagem: Business photo created by our-team – www.freepik.com

Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.