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O Pitch Deck é uma ferramenta estratégica no momento de captação de novos investimentos para a startup. Além de apresentar o negócio para o mercado, o Pitch Deck possibilita que founders e gestores demonstrem o potencial de retorno financeiro da startup.

De modo geral, o Pitch Deck precisa ser objetivo e capaz de atrair rodadas de investimento. A estratégia também é fundamental para que o empreendedor observe possíveis lacunas e gargalos em seu planejamento, detalhes que são facilmente notados por investidores durante uma apresentação, e que podem prejudicar o desenvolvimento do negócio.

Confira a seguir, algumas boas práticas para elaborar um Pitch Deck de forma criativa e eficiente.

Para que serve o Pitch Deck?

Um investidor acompanha vários pitches ao longo do ano e, por isso, desenvolve uma certa habilidade em identificar quais negócios realmente têm potencial de crescimento, assim como consegue perceber quando o empreendedor acredita mesmo na própria ideia.

Como os negócios não costumam ser fechados em um único encontro, o principal objetivo do pitch deve ser garantir uma segunda reunião, ou pelo menos um pedido de mais informações. Para isso, é fundamental despertar o interesse do investidor, o que consequentemente levará o projeto para a próxima etapa, aumentando as chances de atrair os investimentos almejados.

Por mais inovadora que seja a proposta, ela precisa ser muito bem defendida durante o Pitch Deck – que na maioria das vezes é o primeiro contato do investidor com a startup. Será a partir desta reunião que o investidor deverá ter acesso ao máximo de informações relevantes sobre o negócio, entre as quais faturamento, número de clientes ativos, margem de lucro e custos fixos.

Leia também: O que o investidor avalia em uma startup antes de investir?

Dicas para elaborar o melhor Pitch Deck

Basicamente, um pitch necessita de uma estrutura concisa, com roteiro e design que facilitem o entendimento e, acima de tudo, precisa ser criativo para prender a atenção. A seguir listamos as boas práticas que podem enriquecer sua apresentação.

▲Desenvolva um roteiro

O primeiro passo é definir o objetivo principal da sua apresentação, deixando claro desde o início o que você está buscando, como, por exemplo, o percentual de investimento desejado.

O segundo passo é conhecer bem a estrutura do seu negócio, e ter clareza sobre todas as informações que são fundamentais para um Pitch Deck, como faturamento, margem de lucro, entre outras.

Com essas informações em mãos, o próximo passo é organizar tudo numa ordem que seja coerente e objetiva para compartilhar na apresentação.

▲Invista no storytelling

A melhor forma de gerar impacto nos investidores é contar uma história. Mas como só contar história por contar não traz resultado, é importante sempre investir no storytelling. Esse modelo de comunicação é uma estratégia capaz de aumentar as chances do ouvinte se encantar pela apresentação e aos propósitos do seu negócio.

Na hora de narrar essa história, você pode ser tanto mais objetivo e direto ao ponto, como também pode trabalhar com metáforas, suspense, surpresa, humor, drama, entre outros aspectos que tornam o relato mais instigante.

▲Utilize o design como aliado

Outra boa prática é apresentar os dados de uma forma visualmente atrativa. O ideal é que o Pitch Deck reúna informações essenciais como modelo de negócios, oportunidade de mercado, estratégia de crescimento, concorrência, entre outras. No entanto, vale tomar alguns cuidados como evitar muito texto e ser o mais objetivo possível com uma apresentação enxuta.

▲Ofereça informações relevantes

Mais do que encantar com uma boa história, ter um design criativo e passar confiança aos investidores, seu Pitch Deck também precisa convencê-los com dados. Como já abordamos neste artigo, você deve apresentar informações relevantes como tamanho do mercado, lucro líquido da empresa, market share, entre outros números, que permitem evidenciar o potencial de crescimento do empreendimento.

Outra informação que o empreendedor deve explorar bem é o modelo de negócios a ser adotado pela empresa. Neste sentido, será preciso explicar qual é o segmento, quais são os canais de venda, de onde vem os recursos principais e se existem parcerias.

▲Trabalhe com uma proposta de valor

Um dos segredos mais comuns de um Pitch Deck eficiente é ter uma boa proposta de valor, que na prática representa o principal motivo pelo qual o cliente deverá comprar seu produto ou serviço. Basicamente, vale dizer que é a solução que sua startup oferece ao mercado, e, portanto, a proposta de valor deve ser clara, concisa, transparente e única, podendo inclusive ser resumida em poucas palavras.

▲ Destaque os diferenciais da startup

A melhor forma de explorar a proposta de valor do negócio é falar dos diferenciais da startup logo depois de contextualizar quais problemas é capaz de resolver. O investidor tem contato com inúmeros Pitch Decks e, no geral, busca sempre negócios que sejam únicos e tenham fatores que venham prevalecer sobre a concorrência.

Pitch Decks para se inspirar

Embora um bom Pitch Deck deva ser criativo e ter diferenciais e características únicas, há alguns cases de sucesso no mercado que podem servir de inspiração.

Um exemplo é o Pitch Deck do AirBnB, a conhecida plataforma mundial de aluguel de casas, chácaras, apartamentos e quartos, é simples e se baseia numa apresentação de fácil compreensão sobre seus objetivos e resultados.

A empresa se descreve como uma plataforma que ajuda as pessoas a economizar dinheiro enquanto viajam, a ganhar dinheiro quando recebem hóspedes e a compartilhar culturas ao facilitar conexões com a locação de espaços para viajantes.

Outro Pitch Deck que pode trazer insights para o seu negócio é da Mixpanel, plataforma de análise online que ajuda empresas a entender o comportamento do usuário. O Pitch Deck da Mixpanel já ajudou a companhia a angariar 65 milhões de dólares em recursos.

Mesmo seguindo todas as dicas e buscando inspiração nos cases, se preparar para rodadas de investimentos é uma etapa desafiadora para qualquer startup. Afinal, em muitos casos, encontrar um número ou uma solução é somente parte da equação. A outra parte é comunicá-los a pessoas-chave.

Nesse cenário, nossa solução de advisory oferece uma extensa expertise – tanto ao lado dos investidores quanto dos empreendedores – criando pitch decks, modelos, dashboards e apresentações precisas e assertivas. Com dados, especialistas e tecnologias de ponta para analisar, estruturar e atacar cenários complexos, a Triven atua com um parceiro estratégico para apoiar founders a encantar e conquistar o engajamento dos investidores.

Entre em contato com nosso time.

 

Crédito da imagem: Corporate event photo created by master1305 – www.freepik.com

Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.