“A Data Science tem uma série de técnicas e ferramentas que permitem às startups analisar grandes quantidades de dados e identificar oportunidades de crescimento, avaliar a efetividade de suas estratégias e tomar decisões informadas sobre a alocação de recursos.”
Frederico Matias Bacic, Controller na Triven
A Ciência de Dados (ou Data Science) desempenha um papel importante na tomada de decisões no ambiente corporativo. Ela é uma aliada estratégica para gestores que precisam ter pleno conhecimento sobre os números da empresa e do mercado.
Responsável por combinar métodos matemáticos, estatísticos, computacionais e de visualização de dados, a Data Science tem sido usada com frequência para transformar dados brutos em informações valiosas e facilmente compreendidas.
A Ciência de Dados pode ser aplicada nos mais diferentes setores e segue em constante evolução – tanto em termos de tecnologia quanto de mercado. O Relatório de Tendências de Dados e IA de 2023 do Google Cloud, por exemplo, aponta que a previsão é de que os gastos com tecnologias de dados e análises cheguem a US $200 bilhões em todo o mundo em 2026.
No caso das startups, a Data Science é particularmente importante, uma vez que há pouca margem para falhas e cada decisão bem tomada torna-se a garantia da sobrevivência e do crescimento do negócio.
De maneira prática, o uso da Ciência de Dados pode trazer vantagens competitivas para startups – tanto para as mais jovens quanto para aquelas que já estão mais estabelecidas. Afinal, o mercado está em constante evolução e os gestores precisam estar preparados para acompanhar as tendências.
Para discutir mais detalhes sobre o assunto, Frederico Matias Bacic, controller na Triven, publicou no LinkedIn o artigo “Data Science e startups: o que um tem a ver com o outro?”.
No texto, ele aborda como a Data Science facilita a identificação de tendências do mercado e o comportamento do cliente, além de auxiliar na tomada de decisão.
O artigo do Frederico Matias também fala sobre as técnicas que podem ser usadas para esclarecer questões específicas e como a Ciência de Dados pode fazer diferença para impulsionar uma empresa.
Crédito da imagem: Imagem de Freepik