“A cultura é o começo. É o ambiente onde se vive. Como e porque se fazem as coisas. Tem a ver com o propósito, com a forma de trabalhar e com o que o colaborador acredita. Tudo que dizemos e fazemos molda a cultura. Coerência entre intenções e ações é fundamental”
Marcus Vaccari, Sócio e Board Member da Triven
Perguntar aos colaboradores como eles descrevem a cultura da empresa é uma das formas mais eficientes e rápidas para entendê-la. As respostas provavelmente estarão baseadas na comunicação entre equipes, nas decisões organizacionais e no reconhecimento dado pelos líderes, ou seja, quem e como você contrata, desenvolve, promove ou demite diz muito da real cultura organizacional.
Essas definições e percepções moldam a experiência dos colaboradores, bem como a maneira como a empresa opera e se relaciona com clientes e parceiros. A cultura é algo tangível, perceptível mesmo para aqueles que não estão diretamente envolvidos nas atividades cotidianas da organização.
Desafios na gestão da cultura da empresa
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Recrutamento e seleção
Integrar a cultura da empresa no processo de recrutamento e seleção é fundamental para atrair, contratar e reter pessoas que estejam alinhadas com a visão da organização. Destacar a cultura organizacional e incluir perguntas específicas sobre valores, ética e comportamentos durante as entrevistas são algumas maneiras de aprimorar o processo de seleção.
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Transparência e eficiência
Em algumas situações, há uma diferença entre a cultura declarada e aquilo que os colaboradores experimentam na prática. Esse problema pode ocorrer quando há uma falta de consistência entre o que é comunicado oficialmente e o que é executado, ou quando não há transparência sobre os valores e normas culturais.
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Comunicação efetiva
Uma comunicação clara e aberta é essencial para transmitir a cultura da empresa e garantir que todos os colaboradores entendam a sua importância. A falta de comunicação pode levar a mal-entendidos e enfraquecer a cultura.
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A cultura da empresa como estratégia ampla de negócio
A cultura organizacional é o guarda-chuva que norteia todas as outras áreas da empresa. Para além de proporcionar uma experiência positiva aos colaboradores, a cultura desempenha um papel importante para o sucesso das organizações.
Ao estabelecer valores fundamentais e normas culturais, é possível garantir que os comportamentos e atividades estejam alinhadas com a visão e missão do negócio. Isso promove coesão, eficácia e permite que a equipe trabalhe em prol de um propósito comum.
Para que isso ocorra, é preciso uma gestão de RH estratégica que garanta o alinhamento de seus processos com a cultura almejada. O desenvolvimento de ações eficientes permite a criação de uma cultura sólida e transparente tanto para quem vive o dia a dia da empresa como para quem está fora.
Saiba mais: Inteligência de RH: o papel estratégico das Relações Humanas no seu negócio
People as a Service (PaaS) fortalece a identidade empresarial
Um exemplo de solução que auxilia na gestão e fortalecimento implementação da cultura da empresa é o People as a Service da Triven. O time de PaaS atua para ter a capacidade de influenciar a cultura empresarial, os resultados e a competitividade do negócio. A equipe se envolve na implementação, execução e gestão contínua dos processos.
A estratégia adotada é a imersão na cultura atual da empresa para que sejam realizados ajustes, quando necessários, e para desenhar uma estratégia alinhada com as prioridades do negócio. Após analisar o contexto, a equipe faz a definição, a aderência e a mediação da cultura almejada, partindo da visão, missão e valores da empresa.
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Conclusão
Ao reconhecer a cultura como uma estratégia ampla de negócio, as empresas podem gerar um diferencial competitivo, impulsionar o desempenho e a satisfação do time e fortalecer a sua identidade empresarial. Uma cultura eficaz e autêntica, aliada a uma estratégia coerente, promove um excelente lugar para trabalhar e um negócio relevante, sustentável, ascendente e atrativo para clientes, colaboradores e investidores….
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Crédito da imagem: Imagem de Freepik