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De geradores de texto e imagens a chatbots e carros autônomos, a Inteligência Artificial está cada vez mais presente no dia a dia das empresas e dos consumidores. Um levantamento da Universidade de Stanford mostra que o investimento global em IA cresceu 18 vezes na última década, tendo seu auge em 2021, com a aplicação de mais de 120 bilhões de dólares no setor.

No universo das startups, o cenário não poderia ser diferente, uma vez que o uso de IA torna as operações mais eficientes e, por consequência, mais competitivas. O apoio da Inteligência Artificial na coleta e análise de dados, por exemplo, pode contribuir para uma tomada de decisões mais assertiva.

Cenário brasileiro de Inteligência Artificial em startups

Um estudo do Google for Startups apontou que no Brasil existem 702 empresas desenvolvedoras de Inteligência Artificial, sendo a maior parte delas multissetorial – ou seja, com aplicações voltadas para diversas áreas. Somente em 2020, essas empresas captaram 365 milhões de dólares em investimentos.

As frentes de atuação das empresas multissetoriais estão concentradas em AIAAS (Artificial Intelligence as a Service), BI & Analytics e chatbots. Já em relação às startups especializadas, as principais áreas com aplicação de IA são Saúde e Biomedicina, Recursos Humanos e Indústria 4.0.

Existem, no entanto, alguns entraves para o crescimento do setor, como falta de conhecimento sobre Inteligência Artificial, cenário regulatório incipiente, incompatibilidade comercial e fuga de talentos. Porém essas lacunas podem representar oportunidades para o ecossistema de inovação.

Os dados do Google for Startups mostram, por exemplo, que 85,7% das empresas de IA brasileiras desenvolvem soluções B2B, o que abre possibilidades de expansão para o mercado B2C. Estima-se que até o final da década a IA possa contribuir para um crescimento de 4,2% do PIB brasileiro.

Marco legal da IA

Paralelo ao crescimento do mercado e do surgimento de novas oportunidades, a ética, a responsabilidade e a privacidade são temas cada vez mais importantes relacionados à Inteligência Artificial. De olho nessa questão, o Projeto de Lei 21/2020, em tramitação na Câmara dos Deputados, cria o Marco Legal do desenvolvimento e uso da Inteligência Artificial (IA) e estabelece direitos, deveres e instrumentos de governança para a utilização de IA.

Os principais pontos do Marco Legal da IA são o respeito aos direitos humanos, à igualdade, à privacidade de dados e transparência sobre o uso e funcionamento de Inteligências Artificiais. Além de guiar os empresários no desenvolvimento de soluções, o Projeto de Lei preza por desmistificar o uso da IA, com o objetivo de ajudar a popularizá-la e criar oportunidades para as startups e empresas em geral.

Tendências e insights sobre Inteligência Artificial em startups

Devido ao impacto da IA na rotina empresarial, é importante que os gestores estejam sempre atualizados sobre as tecnologias disponíveis. Confira algumas das tendências de Inteligência Artificial que se relacionam com o universo das startups:

  • Automação inteligente e hiperautomação

A hiperautomação é a união de processos automatizados por RPA (Automação Robótica de Processos) e novas tecnologias, além da Inteligência Artificial, como Machine Learning e 5G. Essa tecnologia tem como objetivo melhorar a eficiência das startups, reduzir erros humanos e aumentar a produtividade.

A RPA é um pré-requisito importante para o uso de Inteligência Artificial em startups, pois ambas permitem, juntas, o processamento de linguagem natural em setores que buscam otimizar as operações. A projeção da empresa de pesquisa Gartner é de que, até 2024, as empresas adotem pelo menos três softwares de processos que promovam a hiperatutomação.

  • Inteligência Artificial Generativa

Os bots geradores de conteúdo são a nova atração no segmento de IA. O ChatGPT é um exemplo que atingiu a marca recorde de 100 milhões de usuários em apenas dois meses de lançamento. Inteligências Artificiais como essa utilizam prompts ou pedidos dos usuários para gerar diferentes resultados, a partir de Machine Learning e poder de processamento de dados da ferramenta.

  • Cloud Computing – Multiclouds

O uso de Inteligência Artificial em nuvem é uma grande aposta das empresas. O mercado brasileiro é um dos líderes mundiais em uso de multiclouds, e a perspectiva é de que as empresas reduzam seus data centers para adotar a computação em nuvem.

Os serviços de cloud promovem acesso a ferramentas e técnicas que reduzem a complexidade de processos e tornam os comandos mais responsivos. O controle de tarefas por voz e a realidade virtual são alguns exemplos da aplicação dessa tecnologia.

Importância e vantagens de investir em Inteligência Artificial

As startups são o ambiente ideal tanto para o desenvolvimento quanto para a aplicação de Inteligência Artificial. Isso se deve à rotina dinâmica das empresas, do mindset voltado para a inovação e da necessidade de crescer e ser mais ágil para a startup se adequar ao mercado. Algumas das vantagens de implementar Inteligência Artificial na rotina da startup são:

  • Produtividade: a automação de tarefas repetitivas e rotineiras permite que as startups se concentrem em tarefas de maior valor agregado;
  • Melhoria na tomada de decisão: capacidade de analisar grandes volumes de dados em menor tempo para obter insights e embasar decisões com assertividade;
  • Personalização: possibilidade de oferecer experiências personalizadas aos clientes, o que pode levar à fidelização;
  • Segurança: detecção eficiente de ameaças à segurança cibernética da empresa, que podem ser prevenidas de maneira eficaz;
  • Competitividade: oportunidade de melhorar produtos e serviços, atendendo às necessidades dos clientes.
  • Escalabilidade: eficiência nos processos internos e na produção, com impacto no crescimento do seu negócio.

Sua empresa está pronta para investir em IA?

O uso de Inteligência Artificial pode ser um fator decisivo para o sucesso de uma startup, mas sua implementação requer planejamento e compreensão sobre seus benefícios e limitações. É preciso analisar não somente o que a IA pode oferecer, mas, principalmente, a forma como esses recursos se relacionam com o cenário e os objetivos do seu negócio.

Para isso, é essencial contar com insights baseados em dados e que ajudem sua startup a ter um crescimento estruturado. Nesse sentido, a vertical Decision-Driven da Triven pode guiar sua empresa em direção ao futuro e às possibilidades de crescimento que a tecnologia pode oferecer. Você pode ter um Plano de Operação completo para saber qual o próximo passo de sua empresa, com pesquisa, modelagem de negócio e valuation.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua startup a executar o futuro.

Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.