Skip to main content

“O turnover custa caro. Não apenas pelo valor da rescisão, mas também pela busca por um novo colaborador e sua curva de aprendizado. Começar do zero é custoso.”
Marcus Vaccari, Sócio e Board Member da Triven

O turnover, ou taxa de rotatividade de colaboradores, é um dos desafios da gestão de pessoas nas empresas. Isso porque a saída de um colaborador e uma nova contratação podem impactar diretamente no crescimento e na cultura organizacional do negócio.

Além do impacto direto em custos financeiros, o turnover é um problema que abrange questões relacionadas à desmotivação dos colaboradores remanescentes e à dificuldade na manutenção de uma cultura coesa. Por isso, compreender os motivos do turnover e implementar estratégias de gerenciamento é importante para atrair, reter e desenvolver talentos.

Motivos do turnover em startups

Desvalorização salarial, contratações equivocadas, líderes que não correspondem às expectativas, falta de oportunidades de desenvolvimento e distanciamento da cultura organizacional são alguns cenários que podem causar um turnover alto em startups.

É importante ter em mente que, independentemente de o desligamento ser voluntário ou involuntário, a responsabilidade costuma ser da própria empresa.

Em certos casos, os gestores podem atribuir a saída do funcionário à falta de desempenho dele. No entanto, é preciso avaliar se a contratação foi correta e se foram criadas as condições necessárias para que a pessoa pudesse se desenvolver e, consequentemente, entregar melhores resultados.

Em situações em que o profissional recebe uma proposta mais vantajosa, por exemplo, muitas vezes os gestores não conseguem reverter esse cenário. No entanto, isso não muda o fato de que a organização não conseguiu fornecer ao colaborador o suporte necessário naquele momento.

Ocorrências desse tipo podem gerar instabilidade emocional entre os funcionários, dificultar a manutenção de uma cultura coesa e reduzir a eficácia do time.

Saiba mais: Situações em que o RH precisa ser envolvido nas decisões da empresa

Por que medir o turnover?

Identificar tendências

Acompanhar as taxas de rotatividade ao longo do tempo permite a verificação de padrões e tendências, ajuda a prever problemas futuros de RH e a realizar medidas proativas.

Avaliar a eficácia das estratégias de retenção

Ao medir as ações para reter talentos é possível constatar se as taxas de rotatividade são altas. Isso indica que as estratégias podem não estar funcionando conforme o esperado, exigindo revisões e ajustes.

Manter uma imagem positiva sobre a empresa

Em um mercado de trabalho competitivo, a alta rotatividade pode afetar a reputação da marca empregadora. Medir o turnover auxilia na avaliação das estratégias adotadas para retenção de talentos e no desenvolvimento de uma marca empregadora coerente e positiva.

Identificar setores problemáticos

O turnover pode não ser uniforme em toda a empresa. A análise do indicador por departamento, equipe ou localização identifica áreas que precisam de maior atenção por parte da gestão de pessoas.

A importância da gestão de pessoas

Investir em uma gestão de pessoas estratégica ajuda não só a reduzir o turnover e a evitar a perda de talentos, mas também constrói um ambiente em que os colaboradores se sentem valorizados e engajados, impulsionando o sucesso da organização.

Para isso, as empresas podem estruturar um time interno de RH ou contratar soluções de gestão de pessoas sob demanda. Modelos como o de People as a Service, por exemplo, oferecem apoio estratégico para identificar e prevenir as potenciais causas de turnover, além de fomentar uma cultura organizacional sólida e alinhada com os objetivos da organização.

A solução também envolve a implementação de estratégias e ações que atendam às necessidades individuais dos colaboradores, seja através de liderança eficaz, remuneração justa ou oportunidades de desenvolvimento profissional.

Entre em contato conosco e saiba como o time da Triven pode oferecer o serviço tático e estratégico para o seu negócio.

Crédito da imagem: Imagem de DC Studio no Freepik

Lilian Carina

Lilian Carina é Diretora de Recursos Humanos (CHRO) da Triven. Executiva com mais de 18 anos de experiência na área de Recursos Humanos em empresas nacionais de grande porte no segmento financeiro.