O ano de 2022 foi sinônimo de recomeço para o mundo, com novos desafios e paradigmas. Na Triven, atingimos metas, superamos expectativas e ousamos em novos campos e habilidades.
Nos últimos 12 meses, a empresa ganhou ainda mais espaço no mercado e fecha o ano com um saldo positivo em números e grandes passos. O que só reforça o nosso papel de oferecer uma parceria de valor aos founders das startups, contribuindo com o crescimento estruturado de seus negócios, além de gerenciamento estratégico e insights baseados em dados.
Neste texto, compartilhamos com você as principais conquistas e os destaques da Triven em 2022.
1. Certificado Great Place to Work
Ser reconhecida como uma empresa da qual as pessoas têm orgulho de pertencer é uma das conquistas da Triven em 2022. Com 92% de aprovação, recebemos o Great Place to Work, certificado que mede a percepção dos colaboradores em relação à empresa.
O selo GPTW é resultado dos valores e da cultura construída em cima dos pilares de empatia (be nice) e de atitude positiva (be positive). Elementos que tornam a Triven mais inclusiva em um ambiente de autodesenvolvimento, autorrealização e experiências significativas.
O Great Place to Work é uma das certificações mais reconhecidas e importantes quando o assunto é gestão de pessoas no negócio. O certificado foi criado pelo jornalista Robert Levering durante a década de 1980, com a proposta de um livro que reunisse as 100 melhores empresas da América para os trabalhadores.
Saiba mais: Somos GPTW! Triven é certificada com uma excelente empresa para trabalhar
2. Chegamos a 51 clientes
Alcançamos em 2022 um resultado almejado ao longo da trajetória da Triven: a marca de 51 clientes ativos de CFO as a Service (CFaaS).
Além desse número, a Triven já atendeu mais de 66 clientes na vertical de Advisory, e mais de 85 clientes de CFaaS já passaram por nós – dentre eles, os 51 ativos no momento.
“Isso representa um indicador de consistência para a Triven, que sempre cresceu de forma sustentável, avaliando parâmetros de rentabilidade, capacity plan do time, mas principalmente a manutenção da nossa essência de entregar um serviço de alto valor agregado, preservando a relação simbiótica que criamos com cada cliente.”(Fernando Trota, CEO da Triven)
Para 2023, a expectativa da Triven é atingir 58 clientes ativos até o segundo trimestre. O foco é ampliar a rentabilidade da carteira e consolidar parcerias estratégicas.
3. Vertical de People as a Service
Outro destaque da Triven em 2022 foi o desenvolvimento de um novo serviço vinculado ao “core” da empresa, como o People as a Service, uma nova vertical voltada para a gestão de pessoas.
A nova solução segue os mesmos moldes do CFaaS, e oferece às startups estratégias relacionadas a desenvolvimento de líderes e do time, gestão e cultura do negócio.
A Triven já conta com clientes de People as a Service, e a expectativa é de expansão da vertical em 2023, com grande potencial de crescimento entre clientes e demais startups.
4. Pesquisa inédita sobre remuneração de fundadores de startups
A remuneração de founders sempre gerou muitos questionamentos entre os empreendedores, que se viam diante de alguns dilemas sobre como estipular seu próprio salário.
Para fornecer direcionamentos e melhores práticas sobre o tema – principalmente nos estágios iniciais das startups – a Triven realizou uma pesquisa totalmente inédita no mercado. O estudo Remuneração de Fundadores de Startups – De seed a series A: Uma pesquisa com empresas em estágios iniciais foi feito em parceria com o Kapture e entrevistou 53 fundadores de startups de diferentes áreas.
A pesquisa trouxe alguns insights relevantes para os founders, como a relação da remuneração com o estágio da startup ou com o faturamento da empresa.
O estudo também foi destaque na matéria “Quanto ganham os fundadores de startups no Brasil“, publicada no portal Valor Econômico, em dezembro.
Acesse a pesquisa completa aqui.
5. Meetups com clientes
A baixa no mercado de venture capital afetou várias empresas de tecnologia no mundo todo. No Brasil não foi diferente. Para ajudar a entender esse cenário, a Triven realizou em junho o primeiro meetup exclusivo com seus clientes, trazendo algumas reflexões importantes sobre a queda na liquidez e qual seria o futuro das startups.
O evento contou com a participação do CEO e cofundador da Triven, Fernando Trota; do cofundador Rodolfo Pinotti; e do CEO da Darwin Startups, Marcos Mueller.
O encontro trouxe insights valiosos para os participantes e decidimos repetir a dose. No mês de dezembro, organizamos um novo meetup com os clientes para falar dos resultados da pesquisa sobre remuneração de founders.
Confira também: Insights sobre Venture Capital, queda na liquidez e o futuro das startups
6. Lançamento do Kapture.VC: a primeira spin-off da Triven
Criado para auxiliar empreendedores, com a proposta de funcionar como uma alternativa de financiamento complementar para startups e stakeholders, o Kapture.VC é uma plataforma focada em ofertas de alta performance para investidores.
A primeira spin-off da Triven auxilia os investidores ao analisar oportunidades para equilibrar risco, retorno e volume de capital, permitindo o acesso a negócios cuidadosamente estruturados. Além disso, apoia as startups na busca por investidores financeiros e estratégicos, dando acesso rápido e contínuo aos recursos, possibilitando que o empreendedor tenha foco na empresa.
As primeiras rodadas de investimento do Kapture.VC foram pequenas, mas ao longo do ano, os aportes começaram a crescer. Atualmente, a spin-off já conta com mais de 100 investidores, sendo grande parte deles ex-clientes da própria Triven, e coleciona cases de sucesso como a plataforma Skedway que contou com apoio do Kapture para criar novas estratégias comerciais e canais de venda.