Um dos pilares do crescimento sustentável de qualquer startup é o bom relacionamento com os investidores. São eles que acreditaram na sua ideia e ajudaram a dar os primeiros passos e, portanto, nada é mais justo do que mantê-los informados sobre o andamento do seu negócio.
Neste sentido, os reports para investidores são ferramentas indispensáveis na construção de uma relação de confiança e transparência. Por meio deste material, os founders conseguem demonstrar como os recursos adquiridos estão sendo usados, quais são os pontos de atenção e oportunidades de melhoria, entre outros detalhes que ajudam a visualizar a evolução da empresa.
Esses relatórios também podem contribuir para a captação de novos investimentos, já que é uma das coisas que os investidores costumam avaliar em uma rodada. Porém, embora esse documento deva ser sucinto e objetivo, o report para investidores requer cuidados básicos na sua elaboração.
Com base nisso, reunimos neste artigo as melhores práticas que fazem toda diferença na hora de pensar os reports.
Melhores práticas de reports para investidores
Ter dados bem estruturados, entender quais são os indicadores mais relevantes para quem está investindo no seu negócio, além de saber como montar um material claro e objetivo, são os principais desafios do founder na elaboração dos seus relatórios. Veja a seguir as dicas fundamentais para criar os reports para investidores:
-
Formato deve ser dinâmico
O princípio básico de um bom report é ser dinâmico, objetivo e sucinto. De nada adianta ter um documento repleto de informações, mas extenso e complexo. Além disso, o material deve mensurar os resultados da startup por meio de métricas.
Para garantir que os investidores lerão seu relatório na íntegra, entenderão todas as informações que constam nele e, a partir disso, saberão como ajudar sua startup, o ideal é apostar em elementos gráficos para tornar a apresentação mais visual e eficiente.
-
Respeitar o prazo estipulado
Alguns founders costumam mandar reports mensalmente aos investidores, enquanto outros o fazem de forma bimestral ou trimestral. Porém, seja qual for a periodicidade estipulada, é muito importante respeitar e manter a frequência combinada.
A cadência no envio demonstra maior organização por parte do empreendedor, o que transmite mais credibilidade e transparência aos investidores. Por consequência, isso ajuda na captação de novos investimentos para acelerar seu negócio.
-
Ser transparente
Muitos empreendedores acreditam que vale a pena omitir informações negativas para manter uma boa relação com os seus investidores. No entanto, o que especialistas recomendam é ter transparência acima de tudo, já que esse é um dos passos mais importantes para a startup construir sua credibilidade e gerar confiabilidade.
Vale ressaltar que assuntos mais sensíveis como detalhes financeiros, propostas de aquisição ou informações mais estratégicas, devem ser tratados diretamente pelo founder com os investidores para que juntos possam tomar a melhor decisão.
-
Trazer dados relevantes
Mesmo que seja objetivo e sucinto, o report para investidores deve possuir dados relevantes que reflitam de modo qualitativo a evolução do negócio.
Usando indicadores como o churn rate, por exemplo, que avalia a quantidade de clientes que deixam de fazer parte da base da empresa, o investidor consegue visualizar de uma forma mais clara como está o desempenho de retenção da startup.
Mas, na medida em que o negócio cresce é possível incrementar os reports com outras métricas, e torná-lo ainda mais consistente e maduro.
-
Falar sobre conquistas
Quem não gosta de receber boas notícias? Por isso, algo que não pode faltar em um bom report para investidores são as conquistas da startup. Portanto, explore com destaque os pontos positivos alcançados pelo negócio no período mais recente em relação ao produto, marketing, vendas, finanças ou operações.
-
Fornecer os KPIs mais importantes
Como já falamos, o relatório deve trazer informações relevantes para os investidores, entre elas, métricas que ajudem a compreender com mais clareza como está a receita e a saúde financeira da startup.
Além da churn citada acima, entre as métricas que não pode faltar nos reports para investidores estão:
- A receita recorrente, que calcula a receita dos clientes fixos; o custo por aquisição de cliente (CAC);
- O tempo de retorno do CAC, que mede quanto tempo o cliente precisa pagar por um produto ou serviço para que seu negócio tenha retorno;
- O ticket médio, que é o valor médio de compra do cliente;
- A net promoter score (NPS), que mede a satisfação do cliente.
Apoio estratégico na produção de reports para investidores
Mais do que oferecer uma visão completa e analítica sobre o crescimento do negócio, os reports devem ser estratégicos e capazes de assegurar não só a compreensão dos investidores, mas também a capacidade de arrecadar novos investimentos.
Leia também: Use of Proceeds em startups: o que é e qual a importância?
Pensando nisso, a vertical de Advisory da Triven apoia o empreendedor na criação do modelo de negócio, modelagem financeira, contemplando cenários e premissas do negócio para fins de análise dos impactos financeiros, incluindo necessidade de caixa e geração de indicadores relevantes.
Além disso, a solução também oferece aspectos estruturais e decisórios que impactam diretamente o valor da empresa, incluindo planejamento de captable, estratégias, áreas funcionais, entre outras informações relevantes para que o empreendedor esteja preparado para discussões de alto nível com investidores e demais stakeholders.
Para saber mais sobre como a Triven pode apoiá-lo estrategicamente, entre em contato conosco, e veja como potencializar os seus relatórios.