Skip to main content

Captar recursos, lançar e posicionar seu produto ou serviço ou até mesmo entrar em programas de aceleração são alguns dos principais desafios que a startup enfrenta quando dá seus primeiros passos. Para tornar seu negócio escalável, visto que nesta etapa, conhecida como early stage, as ideias e projetos ainda estão em processo de maturação, o founder terá que lidar com a concorrência de outras empresas do segmento, gestão financeira com poucos recursos disponíveis em caixa e conquistar clientes para testar e validar seu produto no mercado.

Como a probabilidade de uma startup não passar dos seus primeiros cinco anos de vida é alta, conforme estudo da CB Insights, o empreendedor precisa investir seu esforço naquilo que realmente é necessário e pode trazer mais resultados. É nesta metodologia que se baseia o conceito de Lean Startup, sobre o qual você aprenderá um pouco mais neste artigo.

Confira e boa leitura!

O que é o conceito Lean Startup?

Numa tradução livre, o termo Lean Startup significa “startup enxuta”, metodologia que começou a ser aplicada nos Estados Unidos em meados de 2000 para atender uma grande demanda que havia no ambiente de tecnologia, onde as startups surgiam com ideias inovadoras, mas seus processos ainda eram tradicionais, o que dificultava o crescimento do negócio.

Difundido amplamente por Eric Ries, pesquisador da Harvard Business School e autor do livro “The Lean Startup”, o método propõe um pensamento enxuto inspirado em suas experiências como empreendedor, consultor e criador de startups, reunindo conceitos da administração e do desenvolvimento de produtos, bem como desenvolvimento de clientes e design thinking.

Com fundamentos inspirados no toyotismo, modelo usado pela Toyota para revolucionar a produção mundial de automóveis, o Lean Startup ensina como lançar produtos desejados pelos clientes, gerando ciclos de aprendizado de forma rápida, para que eventuais mudanças no direcionamento estratégico da empresa aconteçam sempre com foco no crescimento.

Qual o impacto do Lean Startup?

Basicamente, o conceito Lean Startup é visto como um importante aliado para escalabilidade da startup porque funciona como um suporte para quem ainda está dando seus primeiros passos e, quando bem aplicada, pode ajudar não apenas no crescimento da empresa, mas também em seu posicionamento no mercado.

Como um dos principais erros cometidos por empreendedores é não testar e validar suas hipóteses antes de investir no lançamento de produtos, muitas startups ficam sujeitas ao fracasso. Para não perder tempo e dinheiro, o Lean Startup permite testar a ideia com o público-alvo de uma maneira mais rápida, prática e econômica.

Como propõe um mindset voltado para identificação e eliminação de desperdícios com a finalidade de reduzir custos, essa metodologia ainda favorece o desenvolvimento sustentável da startup ao potenciar seus lucros e aumentar as chances de sucesso, por meio de um aprendizado validado pela experiência e testes contínuos.

Resumindo, a aplicação da metodologia pode garantir para a startup benefícios que farão a diferença em seu crescimento como simplificação de processos, redução de custos, aprendizado contínuo, testado e validado, além da adaptabilidade e do incentivo à inovação.

Como aplicar o Lean Startup

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o conceito, fica a pergunta: afinal, como o método de Lean Startup pode ser aplicado na sua startup?

A seguir, trazemos alguns dicas que ajudam a respondê-la:

Defina o nicho de mercado

Vários empreendedores acreditam que ter produtos diversificados ou serviços que atendam a todos pode ser lucrativo. No entanto, são os negócios especializados que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado por proporcionarem uma experiência mais personalizada aos seus clientes.

Sendo assim, uma dica importante é que o empreendedor defina muito bem seu nicho de mercado, mire em um público alvo específico e pesquise se há demanda para ele. Além disso, vale escolher mercados com os quais já tenha alguma experiência.

Faça testes

O segundo passo é desenvolver hipóteses sobre seu mercado com base em todas as informações levantadas como, por exemplo, as características do seu cliente ideal. Com esses dados, você pode definir canais de comunicação, linguagem e estratégias para atingir da melhor forma o público alvo.

Considerada uma boa prática e aplicada em muitas startups, o Canvas pode ser uma ótima ferramenta para concentrar todos os dados estratégicos do seu negócio como parcerias-chave, clientes-chave, fornecedores-chave, estrutura de custos, estrutura de receita, entre outras informações.

Lance o MVP

Uma das maiores dores dos founders é não testar e validar seus palpites antes de investir no lançamento de novos produtos. Portanto, quem não quer perder tempo e dinheiro precisa aplicar o conceito de MVP (Produto Mínimo Viável) em sua startup, que consiste em um protótipo da sua solução.

Lançar o MVP é uma forma de testar na prática seu produto e serviço, visando se certificar sobre o quanto ele será viável ou não no mercado. É com base nos feedbacks dos primeiros clientes, que você pode fazer ajustes e adequar sua solução de acordo com as necessidades e interesses do público, melhorando a assertividade.

Avalie os resultados

Por fim, o último passo do ciclo Lean Startup é reunir todos os dados e resultados e avaliá-los de uma maneira que seja possível adquirir aprendizado para seu negócio e mais: aplicar mudanças estratégicas a partir deles, focando naquilo que é necessário para crescimento e escalabilidade da sua empresa.

Conclusão

Baseada em hipóteses que correspondam às reais necessidades dos clientes e em dados que possam fundamentar suas estratégias, o Lean Startup é uma metodologia que ajuda as startups a lançarem produtos que os clientes realmente desejam. É uma forma mais rápida e menos onerosa de adequar seu negócio ao mercado, garantindo maior produtividade e maior aproximação com os clientes, já que valoriza seus feedbacks para implementar melhorias.

Na Triven, esse conceito é aplicado nas parcerias que estabelecemos com centenas de empreendedores espalhados pelo Brasil, para os quais oferecemos soluções que favorecem um crescimento estruturado, gerenciamento estratégico e insights baseados em dados. Para saber um pouco mais, entre em contato, e veja como podemos ajudar sua startup a ter melhores resultados, focando naquilo que realmente importa para seu sucesso.

Crédito da imagem: Imagem de master1305 no Freepik

Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.