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Ao escolher o caminho da inovação, o empreendedor precisa estar ciente dos desafios que envolvem a gestão de startups, além de acompanhar o ritmo frenético e estar focado no crescimento sustentável da empresa. Afinal, não basta ter uma boa ideia, é preciso ter quem invista nela e, principalmente, que esse investimento seja bem gerido.

Levando-se em conta todas as incertezas relacionadas ao modelo de negócio, os founders devem ainda analisar os obstáculos e corrigir rotas quando necessário. Reunimos neste texto informações importantes que podem ajudar a superar dificuldades e potencializar resultados.

Os desafios da gestão financeira de startups

A gestão financeira de uma startup tem algumas características específicas se comparadas a de outros tipos de empresas, uma vez que enfrenta um ambiente disruptivo repleto de incertezas.

O cenário envolve crescimento acelerado, modelos de negócios escaláveis e questões financeiras que podem mudar a qualquer momento. Além disso, em muitos casos, os founders não têm tempo para cuidar das burocracias e das projeções financeiras desafiadoras da empresa.

As finanças são a base para um crescimento sustentável e para a escalabilidade, por isso é preciso ficar atento e buscar formas de superar essas questões.

Como enfrentar essas dificuldades?

Mais do que angariar novos recursos, é preciso saber como gerenciá-los com o menor custo e a maior eficiência possível. Para isso, o gestor deve ter uma estratégia com base em ferramentas e técnicas que contribuam com a melhora dos processos e com o desenvolvimento de novos negócios.

Muitas vezes os gestores podem pensar que o problema da sua empresa é a escassez de recursos ou um fluxo de caixa imprevisível, quando a dificuldade pode estar na falta de análise dos demais processos que impedem o seu crescimento.

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Os desafios da gestão de pessoas

Não são apenas os recursos financeiros da startup que precisam de gerenciamento. A área de People ocupa um papel crucial na gestão e não deve ser negligenciada pelos founders.

Além de contratar profissionais qualificados que compartilhem da cultura organizacional e do futuro da empresa, também é preciso criar ações para mantê-los. Isso porque, como as startups costumam ter equipes enxutas, a perda de um colaborador pode causar um grande transtorno e um impacto negativo na rotina do negócio.

De maneira prática, o turnover voluntário pode ocasionar diversas consequências:

  • Sobrecarga de trabalho durante o período de contratação de um novo colaborador;
  • Clima organizacional negativo;
  • Problemas para a marca empregadora;
  • Crescimento dos gastos com demissões e contratações.

Como superar esses desafios?

É essencial que a startup trate a gestão de suas relações humanas de forma estratégica. Assim, a área de People pode impactar positivamente a gestão como um todo – influenciando diretamente a cultura, os resultados e a competitividade do negócio.

Um exemplo já utilizado por muitas startups é a metodologia Employee Experience, que busca colocar o colaborador no centro da estratégia da empresa. A ideia é promover o bem-estar da equipe e tornar o ambiente de trabalho inspirador para que a empresa possa manter os times engajados. Assim, os profissionais se sentem valorizados e ficam motivados para desempenhar suas funções da melhor maneira possível, reduzindo as taxas de turnover.

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Como a Triven pode ajudar na gestão de startups?

A otimização da gestão de startups – tanto do ponto de vista financeiro quanto de people – não acontece da noite para o dia e precisa fazer parte da rotina e do planejamento estratégico da empresa.

Nesse sentido, contar com parcerias de valor pode auxiliar founders na hora de captar, gerenciar e utilizar seus recursos com eficiência. A Triven, por exemplo, combina tecnologia e expertise para oferecer soluções focadas na gestão financeira (CFO as a Service) e na gestão das relações humanas (People as a Service).

Ideal para empresas de pequeno e médio porte, o CFO as a Service é um modelo de terceirização de gestão financeira que reúne processos, tecnologia, disciplina operacional e apoio tático e estratégico. A solução possibilita que as startups contem com a expertise de um squad completo (CFO, controller e analista) sem a necessidade de fazer um investimento significativo para isso.

Dessa forma, o CFaaS permite que a empresa faça uma melhor alocação do tempo da equipe, tenha riqueza de informações e ganhe maior sustentabilidade no processo de tomada de decisão e crescimento.

A solução de People as a Service, por sua vez, é uma forma de gestão inovadora e econômica dos Recursos Humanos que permite aos gestores ter acesso ao serviço tático e estratégico necessário para estruturar a gestão de pessoas com qualidade e alinhado ao core business.

Além de soluções voltadas para a gestão financeira e de recursos humanos, a Triven conta ainda com uma vertical de advisory. Muito mais do que uma consultoria, o serviço tem como propósito apoiar o empreendedor nas grandes tomadas de decisão, oferecendo uma visão mais ampla sobre o negócio, todas as suas variáveis, os diferentes cenários e principalmente os caminhos a serem seguidos.

Para saber mais, entre em contato conosco e descubra como potencializar os seus resultados, organizando as finanças e mantendo sua equipe motivada e eficiente.

Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.