Skip to main content

Você sabe o que é CFO as a Service e qual sua importância no desafio de impulsionar o crescimento de uma startup?

As startups brasileiras precisam estar preparadas para enfrentar diferentes cenários, seja para captar mais investimentos e crescer, seja para organizar as contas e manter o negócio competitivo independentemente dos rumos do mercado. Isso significa que, mais do que levantar novas receitas, é preciso saber como gerenciar os recursos que já estão em caixa. E o desafio é fazer isso da forma mais eficiente possível. Para isso, o CFO as a Service (CFaaS) surge como uma alternativa inovadora não só para facilitar o dia a dia dos fundadores, mas também para profissionalizar a gestão financeira das startups.

Quer saber mais sobre CFO as a Service, sua aplicação e vantagens? Continue lendo.

O que é o CFO as a Service?

Ideal para empresas de pequeno e médio porte, o CFO as a Service, ou “diretor financeiro sob demanda”, é um modelo de terceirização da gestão financeira que permite que as startups tenham o apoio de um squad completo sem a necessidade de fazer um investimento significativo para isso.

Ou seja, permite que a startup faça uma melhor alocação do tempo da equipe, ter riqueza de informações e ganhar maior sustentabilidade no processo de tomada de decisão e crescimento. Para isso, o CFO as a Service reúne processos, tecnologia, disciplina operacional e apoio tático e estratégico para apoiar a gestão financeira da startup.

Saiba mais sobre gestão financeira para startups

A solução CFO as a Service da Triven

A solução de CFaaS oferecida pela Triven, por exemplo, possibilita que a empresa conte com um time de profissionais que inclui: CFO, controller e analista financeiro. Ou seja, um squad capacitado e com uma dinâmica para atender com eficiência diversas demandas e diferentes camadas de serviços.

Mesmo que o modelo ainda seja considerado novo no ecossistema das startups brasileiras, é atualmente uma das melhores alternativas em termos de custo-benefício para uma jovem empresa que precisa organizar a área financeira.

Um dos fatores que tem feito muitas startups optarem pela solução é a possibilidade de reduzir despesas contratando um CFO e economizar tempo de seus founders, que passam a se concentrar nas tarefas essenciais para o desenvolvimento do negócio.

A Triven, referência e pioneira na oferta do CFO as a Service no Brasil, tem conquistado cada vez mais clientes justamente por causa da eficácia que o modelo proporciona, associado ao custo-benefício da solução.

CFO as a Service na prática: principais características

Com o uso de tecnologia e alocação correta dos recursos, o CFO as a Service permite que as startups tenham acesso às mesmas competências de diretores financeiros altamente qualificados.

São profissionais com ampla vivência no mercado, que compartilham seu conhecimento por um determinado ciclo de vida da startup, agregando valor ao negócio e trazendo para o empreendedor melhores práticas de outras empresas atendidas pelo mesmo profissional.

O CFO as a Service tem a missão de interpretar as informações gerenciais e transformá-las em insights estratégicos. O CFO gerencia todas as atividades financeiras da empresa que, traduzidas em dados, servem de base para a implementação de um plano de trabalho visando:

  • Melhorar o fluxo de caixa;
  • Controlar despesas e principais indicadores financeiros;
  • Monitorar os processos;
  • Oferecer apoio às grandes tomadas de decisão dos empreendedores.

Dessa forma, numa parceria de alto valor, a missão de escalar um negócio se torna uma jornada mais rápida e eficaz.

Quando contar com um CFO as a Service?

Como tudo acontece de forma acelerada com as startups, é imprescindível organizar a área financeira desde o início da operação, de forma a garantir a sustentabilidade do negócio e preparar a startup para receber aportes e recursos.

Sem essa preparação, é comum que founders sofram ao receber os primeiros investimentos mais robustos. Uma vez que falta tempo, especialização e, principalmente, recursos para contratar e manter um CFO capaz de administrar esses novos investimentos de forma eficiente.

Investir o quanto antes no modelo CFO as a Service evita que a empresa perca muito tempo para otimizar a alocação dos investimentos recebidos. Além disso, a expertise de um squad de CFaaS possibilita que a startup aproveite ao máximo os recursos disponíveis e avalie a possibilidade de escalabilidade do negócio.

Vantagens do CFO as a Service

Como já abordamos neste texto, uma das principais vantagens do CFO as a Service é que a startup não precisa manter um profissional sênior full-time na área de finanças num momento em que, além de pesar muito no orçamento, existe a possibilidade que esse profissional fique ocioso até que a empresa ganhe mais “musculatura”.

Em outras palavras, é um trade-off interessante, uma vez que o empreendedor poderá contar com o apoio, mesmo que part-time e compartilhado, de um squad completo sem precisar fazer um investimento muito significativo no ciclo de crescimento. Dessa forma, a startup pode usar parte do capital que iria para um diretor financeiro em outras frentes também estratégicas, como growth e desenvolvimento do produto, por exemplo.

Além disso, a curva de aprendizado do CFO as a Service em relação ao negócio é muito mais rápida do que a de um profissional de mercado, pelo simples fato de que este modelo de negócio já traz consigo uma metodologia padrão e melhores práticas do ecossistema, oferecendo muito mais flexibilidade e agilidade para a startup.

Mais benefícios do CFO as a Service para startups

Foco

Ao ter um CFO as a Service gerenciando as finanças, o CEO da empresa pode focar desde cedo seu tempo naquilo que realmente é o seu papel:  as atividades estratégicas do negócio. O gestor passa a dar foco no crescimento da empresa, tranquilo ao saber que a área financeira está sob cuidado de um squad profissional especializado.

Organização

Maior controle dos processos internos da empresa e maior disciplina operacional.

Conhecimento

Por meio de softwares específicos e organização dos dados, as informações gerenciais relevantes são compartilhadas de forma prática, trazendo ao empreendedor maior visibilidade do negócio.

Suporte

Ter à disposição um apoio estratégico em momentos de dificuldades e de tomada de decisão.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre o modelo de CFO as a Service, que tal colocar em prática no seu negócio?

A Triven, especialista em finanças, investimento e advisory, oferece o serviço de CFO as a Service em uma solução chamada Startup-Driven, que se tornou referência no Brasil e atende atualmente algumas dezenas de startups que estão colhendo resultados significativos e se diferenciando cada vez mais nos mercados em que atuam.

Fale com nossos especialistas e veja como o time de CFO as a Service da Triven pode ajudar sua startup a escalar e atingir melhores resultados.

Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.