Skip to main content

Você sabia que um dos diferenciais de uma startup não é a sua capacidade de gerar lucro, mas sim a sua habilidade de crescer rapidamente com recursos limitados? Entretanto, para alcançar essa performance é preciso ter estratégias assertivas na hora de destinar seus investimentos.

A gestão financeira é fundamental para garantir que o crescimento da empresa aconteça de forma sustentável. Para lidar com essas questões, contratar um diretor financeiro sob demanda é uma das alternativas recomendadas para founders que buscam soluções de qualidade e com baixo custo.

Para manter a saúde das suas finanças em dia, vale entender a importância deste serviço, assim como saber o melhor momento para contratá-lo. Pensando nisso, neste artigo explicamos um pouco mais sobre o que é e como funciona o diretor financeiro sob demanda.

Saiba mais sobre gestão financeira para startups

O que é diretor financeiro sob demanda?

Ter um profissional para cuidar das finanças é fundamental para o crescimento de uma startup, mas manter esse serviço internamente implica em despesas que podem não ser compatíveis com a realidade financeira de um negócio que ainda está apenas começando. Neste cenário, uma das alternativas que oferecem um excelente custo benefício é o diretor financeiro sob demanda.

Também conhecido como CFO as a Service, o modelo de diretor financeiro sob demanda é ideal para empresas de médio e pequeno porte. Isso porque o time de CFaaS exerce a mesma função de um diretor financeiro numa estrutura organizacional, interpretando números, transformando as informações gerenciais em tomada de decisões e oferecendo apoio estratégico financeiro aos founders.

Entre os benefícios da contratação de um diretor financeiro sob demanda para startups, podemos citar:

  • foco no crescimento;
  • maior controle dos processos internos;
  • maior visibilidade do negócio;
  • otimização de recursos e processos
  • expertise do squad.

Além disso, do modelo de CFO as a Service traz para a startup metodologias, tendências e estratégias que potencializam a eficiência financeira do negócio. Um exemplo disso é o finance hacking, um mindset focado em maximizar o potencial de uma startup com o menor gasto possível.

Vale ressaltar que terceirizar a gestão financeira é uma tendência conforme aponta relatório publicado pela Global Finance and Accounting Outsourcing Industry, que estima que a terceirização de finanças e contabilidade deve chegar a US$ 50 bilhões até 2027.

Leia também: Gestão financeira de startup: internalizar ou terceirizar?

Quando sua startup deve contratar um diretor financeiro sob demanda?

Na maioria dos casos, quando a startup está na fase early stage, ou seja, dando seus primeiros passos, ela dificilmente consegue contar com um profissional interno para gerenciar as finanças (CFO). Essa responsabilidade recai sobre os próprios founders. Porém, conforme a startup vai conseguindo aportes em novas rodadas de investimento, manter essa configuração se torna inviável.

É a partir desta fase, que alguns empreendedores costumam ter dificuldades em manter o foco no negócio, fazer o dia a dia financeiro e administrar os recursos, fazendo a destinação correta dos recursos. Para não perderem tempo e dinheiro e poderem focar no negócio, é neste momento que a startup deve investir na contratação de um diretor financeiro sob demanda.

De toda forma, quanto antes contar com esse serviço, mais cedo a empresa conseguirá superar seus desafios e tomar todos os cuidados necessários para assegurar a organização financeira e ter um crescimento sustentável.

Saiba mais: Como o CFO as a service gera economia de tempo e recursos para sua startup

Conheça a solução de diretor financeiro sob demanda da Triven

Para empresas que buscam o serviço de diretor financeiro sob demanda, a Triven, especializada em finanças, investimento e advisory, oferece o serviço numa solução chamada Startup-Driven, que hoje é referência no Brasil por ajudar diversas startups a colherem resultados significativos em crescimento.

A solução funciona por meio da alocação não somente de um CFO, mas de um squad completo dedicado a todas as camadas de serviço, desde as atividades do dia a dia como controladoria e tesouraria até o papel estratégico do CFO, apoiando os founders em suas tomadas de decisão, trazendo visibilidade dos números e compartilhando boas práticas do mercado.

Leia mais: Quanto custa o CFO as a service da Triven?

Com o diretor financeiro sob demanda, a startup conta com o olhar de quem tem know-how em gestão financeira e gestão de recursos em diferentes ecossistemas. Essa é uma das vantagens do modelo em relação à contratação tradicional de um CFO. Isso porque com o CFO as a service, a startup não precisa manter um profissional sênior full-time num momento em que, além de ser caro, ele ficará ocioso até que a empresa ganhe mais musculatura.

Parceria de valor para seu negócio, a Startup-Driven pode trazer muitas outras vantagens para a saúde financeira da startup. Quer conhecer mais sobre nossa solução? Fale com nossos especialistas e entenda como a Triven ajuda sua empresa a buscar melhores resultados.

Crédito da imagem: Imagem de Freepik

Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.