Skip to main content

Como você gerencia todos os recursos angariados para sua startup e garante que eles sejam destinados adequadamente? O CFO as a service é uma das alternativas mais indicadas para os founders que desejam organizar a gestão financeira e impulsionar seu negócio.

Considerado inovador no Brasil, o serviço tem possibilitado que muitas startups tenham acesso às competências de profissionais qualificados com vivência no mercado, e dispostos a compartilhar seu conhecimento durante um determinado tempo, agregando valor ao negócio e trazendo para o empreendedor boas práticas que tem feito a diferença em outras empresas.

Com melhor custo benefício do que ter um CFO (Chief Financial Officer) interno, na Triven essa solução inovadora traz uma série de benefícios para a organização financeira da startup. Mas afinal quanto custa o serviço o CFO as a service da Triven? É o que você confere neste texto.

Saiba mais sobre gestão financeira para startups

Como funciona o CFO as a service da Triven?

Ideal para empresas de pequeno e médio porte, o CFO as a service (CFaaS) permite que startups contem com o apoio – part-time e compartilhado – de um profissional sênior sem precisar fazer um investimento muito significativo neste ciclo de crescimento. Garantindo, assim, maior organização e eficiência na área financeira da startup.

O principal diferencial do modelo é que a startup não precisa manter um profissional sênior full-time, com custo alto para um negócio em início e que pode ficar ocioso até que a empresa ganhe mais musculatura. Outra vantagem é que a curva de aprendizado do CFaaS é muito mais rápida do que a de um profissional de mercado, pois traz consigo as melhores práticas do ecossistema, oferecendo muito mais flexibilidade e agilidade para o negócio.

Além disso, o serviço de CFO as a service da Triven funciona por meio da alocação, não somente de um CFO, mas de um squad completo. Esse squad se dedica às camadas de serviços, desde as atividades do dia a dia, passando pelo escopo táticos de controladoria e tesouraria até o papel estratégico do CFO efetivamente, apoiando os founders nas tomadas de decisão, trazendo visibilidade dos números e compartilhando experiências de mais de seis anos de atuação.

Quais os diferenciais do CFO as a service da Triven?

O CFO as a service da Triven contribui com a execução e gestão das atividades cotidianas, fornece relatórios e controles, estimula insights para stakeholders e faz interface com a contabilidade e todos os agentes responsáveis pelas finanças. Confira os principais diferenciais da ferramenta:

  • Metodologia desenvolvida e validada, que poupa a empresa de desenvolver essas atividades dentro do departamento financeiro;
  • Expertise acumulada com experiências tanto pelo background de cada profissional do time, quanto pela atuação em diversos segmentos no mercado de startups;
  • Maior velocidade e praticidade na execução de atividades;
  • Economia financeira para a startup;
  • Curva de aprendizado em relação ao negócio do cliente é mais rápida do que ter um CFO full-time interno;
  • Proporciona as melhores práticas a partir de todas as mais de 135 startups atendidas pelas nossas soluções desde 2016;
  • Não há despesas de overhead (aluguel, equipamento, viagens, transporte, reembolsos, equipamentos), entre outras (bônus, encargos e treinamentos);
  • Não há custos intangíveis com pessoal, como gestão de carreira, gestão de feedbacks e desempenho e gestão de expectativas;
  • Não há riscos cíveis e trabalhistas diretamente atribuídos à empresa;
  • Não há preocupação com rotatividade ou alto turnover;
  • Não há ociosidade, já que no modelo part-time é alocado o tempo necessário para o desenvolvimento das atividades financeiras;
  • O founder fica livre de preocupações financeiras com mais tempo para se dedicar ao futuro do negócio.

Além disso, o CFO as a service gera economia de tempo e recursos para as startups. Só em 2021, a Triven apoiou 43 startups e recuperou pelo menos 28.300 horas que estariam ocupando o tempo do founder.

Quanto custa o CFO as a service da Triven?

O modelo CFO as a service é estratégico para quem busca a sustentabilidade do negócio, e quer aproveitar ao máximo os recursos que foram levantados, além de contar o mais cedo possível com o apoio de um profissional de finanças experiente. Mas, quanto custa esse serviço?

Hoje, o CFO as a service da Triven possui diferentes negociações entre R$ 6 mil e R$ 15 mil, valores que podem variar de acordo com a alocação de horas, que serão necessárias para atender o cliente. Os pacotes oferecidos atualmente são:

  • Pacote Full: Com as três camadas de atuação: analista, controller e CFO;
  • Pacote Strategy: Quando o cliente já possui um analista interno, e precisa apenas de um controller e CFO.

CFO as a service da Triven: uma parceria em criação de valor

Em resumo, dependendo do estágio em que sua startup se encontra, ter um departamento financeiro e contratar um CFO no mercado, além de não ser uma tarefa fácil, pode pesar nas finanças e gerar certa ociosidade. É uma ótima iniciativa de finance hacking, porque ajuda a maximizar o potencial financeiro do negócio com o menor custo possível.

Com o CFO as a service da Triven, além de contar com as melhores práticas do mercado, a startup ganha com a experiência de profissionais que possuem vivência, sem a necessidade de desembolsar muito dinheiro com isso.

Quer conhecer mais sobre nossa solução? Entre em contato e veja como gerar valor ao seu negócio.

 

Crédito da imagem: Imagem de garetsvisual no Freepik

Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.