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A competitividade na busca por talentos no setor de tecnologia tem ganhado importância diante de novas dinâmicas de trabalho, com rotinas híbridas que alternam períodos remotos e presenciais. Neste cenário, você não quer que seu concorrente “roube” seus melhores colaboradores porque não lhes deu o devido valor, certo? É por isso que sua empresa precisa investir em Employee Experience.

Confira a seguir mais informações sobre essa estratégia de negócios, as vantagens para startups e algumas boas práticas para implementá-la.

O que é Employee Experience?

Employee Experience ou EX é uma metodologia que coloca o colaborador no centro da estratégia da empresa. Para isso, a área de People se preocupa em analisar a percepção sobre a cultura organizacional e viabilizar melhorias a partir de feedbacks e sugestões.

O objetivo é promover o bem-estar da equipe e tornar o ambiente inspirador para que a empresa possa manter times engajados. Ou seja, mais do que atrair talentos, o Employee Experience foca em sua retenção.

Profissionais que se sentem valorizados permanecem motivados e isso reduz as taxas de turnover do negócio. Não por acaso, um estudo da plataforma de gestão de performance de pessoas Culture Amp revelou que, quando a liderança não se importa com planos de carreira, dobram as chances de os colaboradores saírem da empresa em menos de 12 meses.

Por isso, o trabalho de Employee Experience busca reduzir os problemas causados pela alta rotatividade, como: a perda de tempo em realizar processos seletivos desnecessários, atrasos em projetos por falta de mão de obra e de subsequentes treinamentos e, é claro, perda de competitividade.

Employee Experience em startups: principais vantagens

No caso das startups, existem desafios únicos e expectativas altas de produtividade, engajamento e criatividade da equipe. Assim, além dos benefícios para o clima organizacional e a retenção de talentos, existem outras vantagens proporcionadas pela adoção da estratégia de Employee Experience. São elas:

  • Otimização dos lucros;
  • Valorização da marca;
  • Otimização do trabalho;
  • Estímulo à criatividade;
  • Atração de investimentos;
  • Aprimoramento de indicadores relevantes.

Portanto, investir na experiência do colaborador pode fazer a diferença para que a equipe desenvolva uma sensação de pertencimento e abrace a cultura e os objetivos da startup de forma mais ativa.

Dessa forma, é possível alinhar a produtividade de um time motivado com o crescimento do negócio. Ainda segundo a Culture Amp, startups que investem no desenvolvimento de seus colaboradores crescem uma média de 24% a mais do que suas concorrentes que não fazem o mesmo.

Boas práticas de EX para aplicar no seu negócio

Para que sua startup se destaque em EX e atraia os melhores talentos do mercado, selecionamos algumas boas práticas que você pode implementar no seu negócio:

  • Foco no bem-estar

Se o principal na Employee Experience são as pessoas, o bem-estar delas deve vir em primeiro lugar na estratégia de gestão de People da sua startup. Implementar programas de benefícios na empresa melhoram a satisfação dos colaboradores, o que diminui a rotatividade.

  • Mapeamento da jornada do colaborador

O mapeamento de processos, comunicações e pontos de contato do colaborador com a empresa precisa ser feito desde o recrutamento até sua eventual saída. É importante ter clareza do ciclo de vida para poder otimizar etapas e potencializar a performance do colaborador.

  • Melhoria na comunicação interna

A maneira como o colaborador recebe informações e percebe os valores da empresa influenciam sua experiência. A falta de comunicação interna pode deixar os colaboradores sem alinhamento com os objetivos do negócio. Da mesma forma, a escassez de orientação favorece a desmotivação e a ansiedade, podendo gerar conflitos que impactam na produtividade e na dinâmica entre as equipes.

  • Objetivos e resultados-chave (OKRs)

Utilizar uma metodologia de gestão de metas ajuda não somente nos processos, mas também na comunicação entre os colaboradores de uma equipe. Com os objetivos claros, fica mais fácil manter o alinhamento e motivação.

Além disso, OKRs indicam se os objetivos intermediários foram atingidos, e não somente o objetivo final. Isso ajuda a equipe a manter o foco e buscar bater essas metas menores que, no todo, fazem grande diferença.

  • Gamificação

O uso de games em atividades de treinamento e desenvolvimento ajudam os colaboradores a desenvolver habilidades como liderança, oratória e criatividade. A gamificação também estimula a competitividade saudável, já que as premiações ou bônus são um ótimo incentivo para produzir.

Um levantamento da plataforma de treinamento Talent LMS, sistema de gerenciamento de aprendizagem, mostrou que 72% dos funcionários das empresas afirmam que programas de gamificação os incentivam a serem mais produtivos.

  • Incentivo ao equilíbrio

Equilibrar a vida pessoal e a vida profissional é necessário para manter a saúde física e mental em dia. Por isso, incentivar momentos de lazer e descanso fora do ambiente corporativo, com a família e os amigos, ajuda a manter o bom humor e renova as energias, melhorando a produtividade.

  • Feedbacks constantes

A oportunidade de saber os pontos fortes do trabalho e o que é necessário melhorar é fundamental para que o colaborador cresça na empresa. Uma área de People estruturada está sempre atenta aos sinais de desmotivação e também se torna apta a colher feedbacks dos colaboradores, que podem ter muito a contribuir com sugestões e melhorias.

Leia também: Importância do employer branding para startups: benefícios e estratégias

Gestão de RH para startups

Para implantar a metodologia de Employee Experience é preciso que a empresa tenha uma gestão de pessoas organizada de forma estratégica.

E foi pensando nisso que a Triven lançou a vertical People-Driven, uma solução de People as a Service voltada para startups e focada na estruturação e gestão de recursos humanos.
A vertical oferece às startups estratégias relacionadas ao desenvolvimento de líderes, crescimento do time, gestão de pessoas e cultura organizacional.

Com a Triven, você pode implementar serviço tático e estratégico de Employee Experience, com a qualidade que você deseja, no modelo mais adequado para o tamanho e densidade da sua operação, a um custo proporcional ao tamanho da sua empresa

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Crédito da imagem: Imagem de gpointstudio no Freepik

Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.