Skip to main content

▲ No primeiro semestre de 2021, foram investidos US$ 81,1 bilhões em startups early stage em todo o mundo. (Base de dados Crunchbase)

4,8% das startups brasileiras ainda não receberam investimento e 55,7% não têm rodada de investimento aberta no momento.  (Mapeamento do ecossistema brasileiro de startups da Abstartups e da Deloitte)

 

As startups passam por várias fases até se consolidarem no mercado. O early stage é o  início de toda essa jornada e é um momento crucial para a sobrevivência da startup. 

Confira a seguir mais informações sobre os principais desafios enfrentados pelos gestores nas fases iniciais do negócio e veja como superar essas etapas, atraindo investimentos e crescendo de forma sustentável. 

Startups early stage

O early stage de uma startup é a fase em que as ideias e projetos ainda estão em maturação: é a primeira etapa da vida da empresa – como se fosse um bebê dando seus primeiros passos.

De acordo com a Endeavor, uma empresa é early stage quando tem até 3 anos de mercado. No caso das startups, esse período pode ser prolongado, dependendo da natureza e contexto do negócio. 

De modo geral, a fase early stage envolve:

  • Captação de recursos;
  • Lançamento de versão beta de produtos ou serviços (o MVP);
  • Entrada em programas de aceleração ou incubadoras.

É nesse período que são encontrados os maiores desafios para que a startup consiga atingir a maturidade necessária para se tornar um negócio escalável.

Somente quando atinge o potencial com o produto ou serviço validado no mercado e um número de clientes/usuários em expansão é que se considera que a startup deixou a fase early stage e entrou nas fases seguintes até atingir o status de scale-up.

A Endeavor classifica que negócios que crescem ao menos 20% ao ano por três anos consecutivos em número de funcionários ou receita estão na fase scale-up

Para as startups, a mudança de maturidade costuma acontecer com a primeira grande captação de investimento .

Desafios enfrentados pelas startups early stage

Enfrentar os desafios do early stage está no horizonte de todos os founders. 

Segundo a revista Forbes, o mês de janeiro de 2022 teve um total de R$3 bilhões (o equivalente a US$ 591 milhões) em aportes para startups brasileiras. 

No total foram 48 rodadas de investimento, sendo 32 delas em early stage e 16 em late stage, conforme apontou o mapeamento mensal Inside Venture Capital Report, da Distrito.

Ainda segundo a Forbes, o ano de 2021 foi de recorde de investimentos nas startups brasileiras: R$ 49 bilhões (US$ 9,4 bilhões), número 2,5 vezes maior do que o de 2020.

Mas como fazer parte das startups que conseguiram captar esses recursos? 

É preciso encarar desafios inerentes às fases iniciais de desenvolvimento do negócio. Veja alguns deles:

▲ Concorrência com outras empresas do setor


Entender quem são os concorrentes, o que eles fazem, em que fase de maturidade estão, seus pontos fortes e fracos ajuda a entender a sua posição no mercado. Esse processo é chamado de benchmarking competitivo. 

▲ Gestão financeira

Parece óbvio, mas a gestão financeira é extremamente importante para as primeiras fases de vida de uma startup. 

Nessa etapa, os investimentos ainda não foram consolidados, e por isso o caixa costuma ser mais apertado até que o produto se solidifique e passe a trazer retorno de investimento.

Confira: Guia de gestão financeira para startups 

▲ Aquisição de clientes

Quais são as suas estratégias para captação de clientes? Está utilizando marketing digital? Criando uma jornada para enriquecer a jornada de seus leads? Ou então, como está sendo a divulgação do seu produto? Existe um programa de indicação ou referência? Os resultados dessas estratégias são constantemente analisados?

Conquistar clientes é o mais importante para poder ter uma base e testar o produto no mercado, entender se ele tem tração, se gera lucro, se o retorno está sendo suficiente, se serão necessários ajustes. 

No early stage de uma startup, a aquisição de clientes também é fundamental para poder levantar dados que possibilitem tomar decisões que levam às próximas etapas.

Dicas para superar os desafios

Com organização e foco é possível enfrentar os desafios do early stage. É preciso direcionar energia e recursos nas tarefas certas, que trazem mais resultados. Veja o que você pode fazer:

▲ Focar na retenção de clientes

De acordo com uma pesquisa da Harvard Business School, um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar de 25% a 95% a lucratividade. Por isso, é muito importante pensar em estratégias para satisfação do seu cliente. Veja como fazer:

  1. Levante o perfil dos seus clientes.
  2. Crie personas e direcione o atendimento personalizado para cada uma delas.
  3. Utilize uma ferramenta CRM assim que tiver uma quantidade considerável de clientes.
  4. Ofereça atendimento omnichannel para que o cliente o encontre de diversas formas.
  5. Tenha uma equipe de suporte e solução de problemas ágil.
  6. Quando puder, invista em Customer Success.
  7. Monitore indicadores de atendimento com pesquisas de satisfação como Tempo Médio de Atendimento (TMA), Tempo Médio de Espera (TME), Tempo de Resposta Inicial, First Call Resolution (FCR), Número de chamadas atendidas, Taxa de Abandono, Customer Satisfaction Score (CSAT) e Net Promoter Score (NPS).
  8. Crie um programa de fidelidade que não prejudique seu lucro.

▲ Otimizar a gestão financeira

Muitos founders não têm tempo suficiente para dedicar à gestão de recursos, pois ficam mais focados em desenvolver a ideia e/ou produto ou acompanhar as operações. Porém, os gastos excessivos e a ausência de uma gestão financeira eficiente podem decretar o fim prematuro de uma startup.

Avalie indicadores de custo como Retorno de Investimento (ROI), Custo de Aquisição de Cliente (CAC), break even, Lifetime Value (LTV), entre outros. Com os dados essenciais sempre atualizados é possível se planejar para o futuro e até mesmo prever momentos de altos e baixos financeiros.

Nas fases iniciais, é comum que a startup não tenha os recursos necessários para contratar um profissional sênior full-time para cuidar da gestão financeira. Por isso, o modelo de CFO as a service da Triven pode ser a melhor opção para startup, uma vez que possibilita que o negócio conte com um profissional sênior sem precisar fazer um investimento muito significativo neste ciclo de crescimento.

▲ Usar a metodologia de startup enxuta

A metodologia lean startup, ou startup enxuta foi proposta pelo empreendedor Eric Ries. Ele se baseou no toyotismo para propor que os esforços sejam colocados onde são realmente necessários e trazem mais resultado.

Entre as práticas trazidas por Ries estão:

  • Produção just-in-time: só usar a matéria prima necessária, não produzir a mais do que o mercado pede nem ter grandes estoques;
  • Dividir os processos para chegar ao produto em pequenas etapas, como na metodologia Scrum;
  • Aceleração do tempo de cada ciclo para otimizar a produção;
  • Diversificar o portfólio para não confiar no sucesso de apenas um produto ou serviço.

E a sua startup, em qual fase de maturidade se encontra? Qual é o próximo passo para o crescimento do seu negócio?

A Triven pode te ajudar a vencer os desafios da fase de early stage.  Nossa solução de CFO as a service, otimiza a gestão financeira, facilitando a rotina do seu time e preparando o terreno para que sua startup atraia investimentos. 

Nossa vertical decison-driven, por sua vez, oferece um trabalho de consultoria personalizada, estratégica e focada na tomada de grandes decisões apoiando o empreendedor na revisão de premissas e modelo de negócio, criação da modelagem financeira, definição de uma estratégia e narrativa convincentes para captação. 

Fale conosco e descubra como a triven pode ajudar o seu negócio a avançar para as próximas fases e crescer de forma sustentável.

Crédito da foto: Project team photo created by pch.vector – www.freepik.com

Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.