O que o RH faz? A visão do senso comum – e ainda adotada por muitas empresas – limita, em muitos casos, a área de gestão de pessoas a processos administrativos, de contratação e desligamento de colaboradores.
Mas será que é apenas a isso que o RH se restringe? Aí está a questão. A área tem a oportunidade de desempenhar um papel mais amplo e estratégico nas organizações, para além das operações tradicionais, impactando diretamente no sucesso da empresa. Em um cenário de novas dinâmicas de trabalho, a área de gestão de pessoas assume cada vez mais um caráter essencial na tomada de decisões dos negócios.
A evolução da área de gestão de pessoas
A área de RH evoluiu nos últimos anos – tanto com novas ferramentas de trabalho e análise de dados, quanto na visão estratégica da gestão das Relações Humanas. Tais transformações envolvem indicadores de desempenho, metodologias ágeis e o uso eficaz da tecnologia em processos-chave. Além de uma mudança de mentalidade que elevou o RH em direção a um papel de “Business Partner”.
Os negócios mais atentos às transformações do mercado passaram a enxergar que a relação entre colaboradores e empresa deixou de ser meramente comercial. Entendem o RH, agora, como um setor que trata de “relações” humanas e não dos “recursos” humanos.
O mundo do trabalho saiu de um cenário onde bastava estabilidade e um salário adequado para um momento em que os colaboradores querem mais, desejam se sentir realizados e ter propósito nas atividades que desempenham.
Uma posição estável e uma remuneração adequada já não impedem um turnover voluntário. Hoje as pessoas procuram um ambiente de trabalho saudável e alinhado com seus valores. Por isso, a percepção geral é que o sucesso de qualquer negócio está intrinsecamente ligado ao engajamento e à satisfação de seus colaboradores. Eles são a chave para alcançar metas, satisfazer os clientes, promover inovações e superar a concorrência.
Atualmente, é difícil pensar em uma organização de sucesso que não adote uma estratégia sólida para atrair talentos, promover uma cultura inclusiva e de cuidado, fomentar a aprendizagem contínua e cultivar líderes que sirvam de exemplo para suas equipes.
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Boas práticas para adequar o RH aos objetivos estratégicos da empresa
Adaptar-se às mudanças, adotar uma mentalidade estratégica e investir em práticas inovadoras de gestão de pessoas são passos cruciais para atender às necessidades do capital humano e garantir bons resultados. Entre as boas práticas para a construção de um RH estratégico estão:
1. Alinhamento estratégico
A gestão de pessoas deve estar perfeitamente alinhada à estratégia do negócio. Isso implica em compreender o direcionamento da empresa e como cada colaborador contribui para alcançar esse propósito. A comunicação interna deve ser clara e inspiradora, conectando os funcionários ao propósito da marca ou produto.
2. Cultura organizacional fortalecida
Uma cultura organizacional sólida é o alicerce de qualquer estratégia de RH bem-sucedida. Deve ser baseada em valores compartilhados e refletida na maneira como os processos são gerenciados durante a jornada do colaborador.
3. Gestão de talentos
No cenário de tecnologia e inovação, em que as mudanças são rápidas e o crescimento é exponencial, encontrar e manter talentos é um desafio. O RH deve ser ágil na identificação e na retenção desses profissionais.
4. Estratégia desde o início
Empresas, especialmente startups, devem incorporar a estratégia de RH desde o início. É importante definir a cultura, os valores e as práticas desde o estágio inicial, não apenas quando a empresa cresce.
5. Ir além das ferramentas
A gestão de pessoas não se resume a ferramentas e processos. Ela envolve a construção de relacionamentos, a criação de um ambiente de trabalho motivador e o fornecimento de oportunidades de desenvolvimento contínuo. Ou seja, não basta implementar ferramentas, é preciso investir em inteligência de RH.
6. Novos modelos de gestão de pessoas
Modelos de contratação sob demanda possibilitam que as empresas tenham acesso a uma gestão de RH especializada e com custos otimizados. A gestão de pessoas no modelo “as a service” atua tanto nas camadas operacionais quanto nas dimensões táticas e estratégicas do negócio e pode ser uma alternativa para empresas que precisam estruturar sua área de RH.
- Para saber mais: Confira o artigo de Marcus Vaccari, especialista da vertical de People as a Service da Triven, na revista HSM Management: Gestão de pessoas como estratégia para o sucesso das startups HSM Management
Como a Triven pode apoiar o seu negócio?
Uma solução para as empresas que desejam se adequar às novas dinâmicas do setor de RH é o People as a Service da Triven. O modelo permite que as startups tenham acesso a um squad qualificado e alocado de maneira part-time para fazer a gestão de pessoas, a um custo proporcional ao estágio de cada empresa. A metodologia adotada pelo PaaS faz com que os negócios sejam mais relevantes, sustentáveis e atrativos para clientes, colaboradores e investidores.
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