Skip to main content

Uma base segura de dados facilita a auditoria e o compliance, além de melhorar a transparência e a confiabilidade nas operações financeiras. Isso fortalece a credibilidade do negócio.
Vivian Muniz, Sales e Partner da Triven

A qualidade e a confiabilidade das informações financeiras são fundamentais para uma tomada de decisão eficiente. Empresas que estruturam uma base segura de dados costumam ser mais sustentáveis, amenizam riscos e fortalecem sua posição estratégica no mercado.

Por outro lado, decisões pautadas em intuições ou “achismos” podem comprometer o crescimento do negócio. Para evitar esse cenário, é essencial que os gestores tenham acesso a informações financeiras organizadas e confiáveis.

A importância da base segura de dados para a gestão financeira

Ter dados fidedignos sobre as finanças impacta de maneira positiva em três frentes da empresa:

1. Confiabilidade e integridade sobre as informações financeiras

Uma base segura garante que os dados sejam precisos e consistentes, além de mitigar as chances de erros ou fraudes. Isso evita divergências contábeis, problemas fiscais e retrabalho na gestão financeira e assegura que a empresa opere com informações corretas.

2. Tomada de decisão

Com o suporte de materiais financeiros confiáveis, os gestores podem acessar dados precisos sobre fluxo de caixa, rentabilidade e custos. Essas questões são essenciais para que haja projeções realistas e planos de crescimento bem fundamentados.

3. Confiança de investidores e stakeholders

Investidores, acionistas e parceiros exigem transparência na gestão financeira. Uma base segura de dados reforça o compromisso com boas práticas de governança e conformidade regulatória, além de aumentar a credibilidade da empresa no mercado.

Leia também: O papel da modelagem financeira na tomada de decisão estratégica para startups

Como desenvolver uma base de dados confiável?

É necessário seguir algumas boas práticas para ter acesso a dados de qualidade:

Uso de soluções financeiras

Um exemplo de facilidade que a automação na gestão financeira promove é o processamento de faturas e pagamentos. Mas lembre-se: é fundamental que esses softwares estejam conciliados ao banco.

Além disso, soluções que geram relatórios financeiros precisos e personalizáveis ​​permitem uma análise mais detalhada dos dados.

O time de CFO as a Service da Triven, por exemplo, cria um dashboard que oferece uma visão gráfica completa do financeiro da empresa. A ferramenta reúne, de forma clara e objetiva, elementos relevantes como P&L, receitas, gastos, KPIs financeiros e fluxo de caixa.

Saiba mais:

Plano de contas

Um plano de contas bem estruturado permite análises financeiras mais precisas, facilita a identificação de oportunidades de redução de custos ou aumento de rentabilidade. Para ser eficiente, ele deve:

  • Ter categorias claras e objetivas;
  • Estar alinhado com as necessidades estratégicas da empresa;
  • Ser atualizado periodicamente sobre as mudanças do negócio.

Ter um centro de custos

Esse procedimento é essencial para entender melhor os gastos e a rentabilidade por área. Implementar essa estrutura traz benefícios como:

  • Maior controle sobre despesas: identifica quais áreas demandam mais recursos e onde é possível otimizar custos;
  • Cálculo mais preciso da margem de contribuição por setor: auxilia na tomada de decisão sobre investimentos e alocação de orçamento;
  • Facilidade na análise de rentabilidade: permite comparar o desempenho de diferentes departamentos e identificar gargalos financeiros.

Leia também: Você tem clareza sobre a margem de contribuição da sua startup?

Garanta eficiência e segurança na gestão financeira com dados estruturados

Mais do que um requisito para auditoria e compliance, uma base de dados confiável é um diferencial competitivo. A empresa ganha agilidade para responder aos desafios do mercado, se adapta com mais eficiência às mudanças e fortalece sua capacidade de planejamento estratégico.

Fale com nossos especialistas e saiba como o CFO as a Service da Triven pode apoiar suas operações e suas decisões.

Crédito da imagem: Image by wayhomestudio on Freepik

Fernando Trota

Fernando é Founder e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.