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“O dashboard financeiro permite entender os padrões da operação e, de forma gráfica, perceber onde são necessários ajustes nas projeções, caso não estejam condizentes com a expectativa e a sensação de futuro.”
Everton Werlang – Gestão I PMO da Triven

No cenário empresarial, a capacidade de análise e interpretação de dados é essencial para uma tomada de decisão estratégica. Uma ferramenta que tem auxiliado os empreendedores a visualizar o desempenho econômico de forma clara e concisa é o dashboard financeiro.

O painel permite que sejam identificadas tendências e oportunidades de melhoria. A utilização eficaz do dashboard é capaz de otimizar a gestão, fortalecer o planejamento e contribuir para um futuro mais previsível e alinhado às metas da empresa.

O que deve conter um dashboard financeiro?

Dashboard financeiro é uma ferramenta com uma interface que reúne e exibe, de forma clara e objetiva, a visão gráfica de todo o seu financeiro. As informações mais relevantes podem variar de empresa para empresa, mas é indicado que haja no mínimo as seguintes aberturas:

P&L (DRE – Demonstração do Resultado do Exercício):

Apresenta, mês a mês e acumulado ao longo do ano, a visão das Receitas, Custos, Margem Bruta, Despesas, EBITDA e Lucro Líquido.

Receitas:

Deve fornecer uma visão mais ampla do faturamento da empresa, detalhando por grupo, classificação, tipo ou categoria. Essas divisões permitem identificar as sazonalidades e a representatividade de cada segmento em relação aos outros e ao total.

Gastos (custos e despesas):

Deve oferecer as aberturas das saídas por:

  • Grupo (custos com pessoal, custos com Infra/nuvem, despesas com pessoas, despesas administrativas, despesas de vendas e marketing, etc);
  • Classificação (custos, despesas, impostos, despesas financeiras, outros);
  • Tipo (ou categoria);
  • Centro de custo (área ou departamento) relacionado.

Fluxo de caixa:

Deve apresentar uma visão geral das entradas e saídas, a diferença entre elas (variação de caixa) e o saldo final de caixa ao longo do tempo, considerando o histórico e as projeções para pelo menos seis meses.

Saiba mais: Planilha de fluxo de caixa para startups: organize e controle entradas e saídas de capital

KPIs Financeiros

Cada empresa, dependendo do modelo e do segmento de atuação, vai necessitar de indicadores diferentes. Alguns exemplos:

  • Ticket médio e Arpa;
  • Taxa de variação das receitas (mês a mês);
  • Novos clientes e perda de clientes (churn);
  • Novas receitas recorrentes e perda de receitas recorrentes (em R$);
  • CAC, LTV e a relação CAC/LTV;
  • Despesas de growth (despesas para obtenção de novas receitas);
  • Queima de caixa mensal e runway (tempo de vida de empresa com o saldo em caixa, sem a obtenção de novas receitas);
  • Relação custos com pessoal vs custos totais;
  • Relação despesas com pessoal vs despesas totais;
  • Relação custos e despesas vs receitas totais.

dashboard Triven

Leia também: Boas práticas para monitorar os KPIs financeiros da sua empresa

Os desafios de criar um dashboard financeiro

1. Falta de conhecimento financeiro

Muitas vezes, o próprio fundador decide implementar o dashboard, o que tende a ser um erro, principalmente se ele não tem um bom conhecimento em gestão financeira. Isso pode resultar na seleção de informações irrelevantes ou incorretas e, consequentemente, prejudicar a tomada de decisões. Além disso, é preciso levar em conta o tempo que ele vai despender buscando o entendimento do que é ou não importante e as premissas corretas de cálculo e análise.

2. Desorganização das informações

É comum encontrar cenários em que os dados são registrados, categorizados e alocados de maneira equivocada. Sem uma estrutura organizada e precisa, o dashboard financeiro pode resultar em decisões pautadas em números incorretos.

3. Dificuldades na implementação

O procedimento de construção e implementação requer uma equipe capacitada e tempo para estruturar os dados de forma eficiente e correta. A construção exige investimento em profissionais qualificados para garantir que os números se encaixem corretamente e ofereçam a visibilidade necessária para a gestão.

Boas práticas para acompanhar dashboards financeiros

Atualize as informações

Informações como a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) podem ser atualizadas mensalmente. O fluxo de caixa, por outro lado, deve ser revisado semanalmente, principalmente em empresas com caixa comprometido ou com descasamentos de fluxos de caixa – quando é preciso receber para poder pagar.

Considere a sazonalidade

Ao monitorar padrões sazonais nas receitas e despesas, a empresa pode ajustar projeções e alocar recursos de forma mais eficaz durante os períodos de maior ou menor atividade. Para isso, a visão gráfica supera em muito a analítica pura (numérica).

Segmente as receitas e os custos

Identifique quais produtos ou serviços são mais representativos e quais podem gerar prejuízos. Dessa forma, é possível tomar decisões estratégicas, como descontinuar produtos de baixo desempenho, reduzir gastos em uma área não fundamental à continuidade do negócio ou redirecionar esforços para itens/fontes de receitas mais rentáveis.

As vantagens da ferramenta para empresas e investidores

Tanto os empreendedores quanto os investidores podem usufruir dos benefícios oferecidos por um dashboard financeiro.

Do lado dos founders, a ferramenta é importante para trazer maior clareza e confiança aos números da empresa. Com essas informações, é possível entender como as decisões estratégicas tomadas no momento atual podem impactar a empresa de forma positiva no futuro.

Já os investidores têm acesso a painéis customizados com dados relevantes para eles. Além disso, o dashboard se torna uma ferramenta útil para realizar o benchmarking com outras empresas investidas. É possível analisar indicadores financeiros e cruzar informações para uma melhor avaliação dos cenários.

Leia também: Captação de recursos: boas práticas para startups

Ou seja, um dashboard financeiro bem estruturado proporciona uma visão clara e segmentada dos dados da empresa e facilita a análise e o acompanhamento de metas para todas as pessoas envolvidas na operação. Com ele, o empreendedor pode tomar decisões fundamentadas e aprimorar o planejamento sempre que for necessário.

Triven oferece dashboards financeiros customizados para empresas

O painel financeiro faz toda a diferença na tomada de decisões, mas é essencial que as informações utilizadas sejam coerentes e confiáveis. Por isso, é fundamental contar com profissionais capacitados e experientes para o seu desenvolvimento.

O dashboard financeiro é uma das entregas do CFO as a Service da Triven (CFaaS). Eles são customizados de acordo com as necessidades de cada cliente, com dados financeiros organizados a partir de estruturas testadas e validadas.

Um diferencial importante é que, além de entregar um dashboard financeiro, o squad de CFaaS também oferece o apoio necessário para que o founder possa entender todos os números, gráficos e tabelas.

Fale conosco e veja como a equipe da Triven pode auxiliar sua empresa.

Crédito da imagem: Imagem de freepik