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“Uma coisa é ser líder de si mesmo, focando na execução de suas próprias responsabilidades. Outra é liderar uma equipe e saber delegar para outros profissionais.”
Lilian Carina – Diretora de Recursos Humanos (CHRO) da Triven

Imagine a seguinte situação: você, founder, está sobrecarregado e precisa promover colaboradores para coordenarem áreas estratégicas da empresa. Quem escolher? Como garantir que as operações não sejam afetadas pela troca de líderes?

Este é um cenário pelo qual toda startup passa em algum momento. Mas nem sempre as empresas estão prontas para fazer essas mudanças . O processo de transição, portanto, pode ser desafiador tanto para founders como para os novos líderes.

E é por isso que o desenvolvimento de lideranças faz toda a diferença para o crescimento sustentável do negócio, pois possibilita que a startup tenha profissionais preparados para assumir novos desafios e para liderar a empresa em diferentes fases de sua operação e expansão.

Os principais obstáculos na formação de líderes em startups

1. Adaptação ao novo cargo

Mesmo que o novo líder esteja preparado para ocupar um novo papel dentro da empresa, a falta de experiência pode dificultar, principalmente no início, a tomada de decisões estratégicas e a gestão da equipe.

2. Ausência de planejamento

As promoções costumam acontecer rapidamente, muitas vezes sem o treinamento necessário. Isso pode levar a uma lacuna de habilidades, onde esses líderes não recebem a preparação adequada para lidar com suas novas responsabilidades.

3. Falta de clareza

Sem estruturas e processos bem definidos, pode ser complicado para os líderes entenderem quais comportamentos e competências são esperados deles. Uma situação que gera inconsistências na liderança, abordagens inadequadas e desmotivação entre os membros da equipe.

Como preparar profissionais para a liderança?

Uma cultura organizacional bem definida e o investimento em treinamentos são algumas práticas que podem ser adotadas para facilitar o desenvolvimento de lideranças.

A cultura organizacional da startup direciona e influencia diretamente o comportamento e as expectativas dos colaboradores. Ela serve como uma bússola para que os líderes saibam quais atitudes são valorizadas e esperadas dentro da organização. Além disso, ajuda a criar um ambiente de aprendizado contínuo, fomenta a inovação e autogestão e promove a colaboração.

Outro ponto fundamental são os treinamentos oferecidos para que o profissional tenha uma visão estratégica ao exercer a nova função. O programa de capacitação pode ser adaptado conforme o modo como cada pessoa absorve conhecimento, seja com mentoria, , clubes de leitura, referências bibliográficas, entre outras opções.

Para além dessas questões, é importante que um líder de startup saiba delegar tarefas, se comunique de forma clara acima de tudo que exerça a inteligência emocional.

O papel da gestão de pessoas para formar líderes

A qualidade dos feedbacks e a centralidade nas pessoas podem garantir um ambiente propício para o desenvolvimento contínuo de líderes. E isso fica mais fácil quando a empresa adota uma gestão estratégica de RH.

O time de People as a Service da Triven, por exemplo, realiza processos de avaliação de desempenho, competências, gestão de carreira, programas de treinamento e ações de desenvolvimento de lideranças. Um dos procedimentos implementados é o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que envolve as seguintes etapas:

1. Mapeamento cultural de quais habilidades são esperadas das lideranças.
2. Criação de uma trilha de desenvolvimento.
3. Frequência de feedbacks entre líder e integrantes da equipe.

É importante destacar que o PDI só pode ser trabalhado a partir do momento em que as lideranças têm maturidade e clareza do papel que desempenham dentro da startup.

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Conclusão

O desenvolvimento de lideranças requer equilíbrio entre a capacitação técnica e a construção de uma cultura que apoie o aprendizado e a autonomia. Ao investir em treinamentos e feedbacks regulares, é possível formar profissionais que saibam lidar com a rápida evolução do negócio e garantir um ambiente favorável à inovação.

Entre em contato conosco e saiba como o time da Triven pode oferecer o serviço tático e estratégico de que você precisa na sua startup.

Lilian Carina

Lilian Carina é Líder de Recursos Humanos (CHRO) da Triven. É executiva com experiência na área de Recursos Humanos em empresas nacionais de grande porte no segmento financeiro.