Skip to main content

Manter o controle das finanças é essencial para a sobrevivência e o crescimento de qualquer negócio. Sócios de agências costumam ser criativos, inovadores e disruptivos, mas têm pouco tempo – e expertise – para se dedicar às questões financeiras.

Confira neste texto mais informações sobre a importância da gestão financeira de agências de comunicação, além de saber como o CFO as a Service auxilia no gerenciamento estratégico das finanças.

Gestão financeira para agências de comunicação

O mercado de comunicação passa por um momento de crescimento. No primeiro trimestre de 2022, 56,1% das agências de comunicação aumentaram seu faturamento, segundo dados do relatório da Associação Brasileira de Agências de Comunicação (Abracom).

As agências de comunicação precisam de uma gestão financeira que as apoie na otimização dos recursos, uso adequado do caixa, planejamento tributário, apoio na gestão da contabilidade externa e, principalmente, na implementação de um modelo eficaz de precificação que permita avaliar a margem de cada projeto.

Além disso, é preciso que essa gestão financeira leve a uma decisão consciente de se fechar um contrato que seja estratégico, mesmo com uma margem baixa ou negativa. É basicamente trazer informações gerenciais eficientes para a melhor tomada de decisão

Saiba mais sobre gestão financeira para startups

Principais desafios – e como enfrentá-los

Um dos principais desafios das agências é ter um planejamento financeiro eficiente. Ou seja, uma estratégia capaz de garantir a saúde financeira do negócio e oferecer mais segurança aos gestores na hora de reduzir custos ou ampliar investimentos.

Um exemplo é o da agência Motim, cliente de CFO as a Service da Triven. A empresa, focada em relações públicas, conteúdo e performance, tinha dificuldade de liberar tempo para o gestor cuidar do core business. O negócio estava crescendo rápido e seu nível de complexidade também aumentava, mas a agência não possuía recursos para a contratação de uma equipe financeira full time.

Com a terceirização da gestão financeira – por meio do CFO as a Service -, a Motim melhorou a capilaridade de informações, além de garantir uma visualização dos dados financeiros mais estruturada, o que permite que os gestores tenham maior capacidade de planejar e gerir seus recursos.

CFO as a Service para agências de comunicação

Geralmente, agências digitais possuem um mindset que se aproxima muito das startups, por isso conseguimos entrar nesse mercado com sucesso, utilizando a experiência que temos no setor de inovação e tecnologia. Isso facilita que o modelo de CFO as a Service – já adotado em alta escala pelas startups – também ofereça oportunidades para o mercado de comunicação. Ou seja, a experiência de gestão financeira terceirizada usada no setor de inovação e tecnologia pode ser replicada nas agências de comunicação.

O apoio na tomada de decisões estratégicas, por exemplo, é uma das grandes vantagens do CFO as a Service e que pode ser aproveitada pelas empresas de comunicação.

Uma história de sucesso nesse sentido é a da Creator. A agência de mídia e conteúdo já tinha um bom controle financeiro, mas sentia falta de um suporte mais profundo para elaborar projeções mais embasadas e fidedignas à realidade e ao potencial da empresa.

Após seis meses trabalhando com a Triven, os gestores perceberam maior clareza no fluxo financeiro, o que permitiu que eles tomassem decisões mais assertivas e com maior previsibilidade – e, por consequência, se sentissem mais preparados para a captação de novos investimentos.

Se você tem uma agência de comunicação e quer conhecer um pouco mais sobre a solução de CFO as a Service? Entre em contato conosco e veja como ela pode ser aplicada na gestão financeira do seu negócio.

 

Crédito da imagem: Imagem de rawpixel.com no Freepik

Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.