No início das operações, é comum que o empreendedor concentre seus esforços no desenvolvimento de produtos e deixe a governança contábil em segundo plano.
Se esse é o caso da sua empresa, é importante ficar atento, pois ter uma contabilidade eficaz é um passo fundamental e estratégico para o sucesso de um negócio.
A importância da governança contábil
A organização da área contábil gera mais segurança, tranquilidade e agilidade para os gestores, especialmente em três momentos decisivos da empresa:
- Na busca por investidores;
- Durante a captação de recursos financeiros;
- No momento de escolher o regime tributário.
Negócios que participam de fundos de investimento ou buscam captação de recursos, por exemplo, podem passar pela Due Diligence, uma auditoria aprofundada dos registros contábeis. Nesse caso, sem dados e suporte corretos, o processo fica mais moroso e aumentam as chances de erro.
O mesmo ocorre quando o assunto é planejamento tributário. Uma governança contábil eficaz facilita a escolha do regime, já que os registros estão organizados e administrados de maneira adequada. Isso permite que a definição seja apoiada em dados e esteja de acordo com o momento vivido pelo negócio.
Leia também: O que o investidor avalia em uma startup antes de investir?
Os desafios da governança
Registros incompletos
Essa situação faz com que os gestores tenham uma visibilidade reduzida sobre a situação da empresa. A falta de registros periódicos das informações contábeis também pode comprometer o controle interno e levar a erros no cumprimento de exigências legais.
Falta de alinhamento com a contabilidade
Não ter uma definição sobre quando e quais informações serão fornecidas pode comprometer a transparência e a consistência na contabilidade. Um Acordo de Nível de Serviço (ANS) é, portanto, primordial para estabelecer prazos e condições para a entrega de dados em um tempo hábil.
Ineficiência tributária
Uma avaliação incorreta sobre o regime tributário aumenta a chance de pagamentos excessivos de impostos. Um planejamento apropriado evita que a empresa tenha que arcar com uma carga tributária elevada sem necessidade e traz maior eficiência tributária.
Leia também: Planejamento tributário: como escolher o regime ideal para a sua empresa?
Parceiros estratégicos e ferramentas
O uso de ferramentas de gestão e o apoio de parceiros especializados são procedimentos importantes para enfrentar os desafios da governança contábil.
A implementação de um sistema, como um ERP, é fundamental para se ter acesso ao registro completo de todas as transações financeiras e conciliações bancárias. Além disso, essas ferramentas podem ter módulos integrados a outros sistemas contábeis, o que facilita o acesso direto dos contadores às informações necessárias.
Para aumentar a eficiência nas operações, é fundamental contar com parceiros contábeis que tenham boas referências. Esse procedimento ajuda a minimizar as chances de problemas relacionados aos registros e aos prazos.
Além disso, contabilidades que adotam um enfoque estratégico podem, inclusive, auxiliar na definição do regime tributário.
Como a Triven pode apoiar o seu negócio?
Exemplos práticos mostram que negócios que passam por mudanças de sistema – com o apoio de especialistas – conseguem registros tributários mais precisos e decisões pautadas em uma visão de longo prazo.
A Triven auxilia as empresas desde o setup, para que a governança contábil possa ser aprimorada. São implementados processos em parceria com o setor responsável pela contabilidade e são definidos os prazos para que as empresas possam ter um crescimento sustentável, eficiente e pautado em informações financeiras confiáveis.
Crédito da imagem: Imagem de freepik