Skip to main content

Para muitos empreendedores, definir quais KPIs financeiros apresentar aos investidores é um desafio. Seja por não compreenderem os indicadores financeiros mais relevantes, seja por escolherem números que não refletem fielmente a realidade do negócio.

Essa preocupação faz sentido, já que os indicadores financeiros são essenciais para evidenciar a evolução da startup e detalhar seu desempenho em áreas importantes. Por isso, é fundamental ter uma visão estratégica da gestão de finanças e saber interpretar os KPIs de maneira adequada.

Os KPIs financeiros:

1. Taxa de retenção de clientes

O indicador avalia a capacidade de manter os clientes satisfeitos e leais ao longo do tempo. Para os investidores, uma alta taxa de retenção indica que a startup oferece entregas de valor e é capaz de cultivar relacionamentos duradouros.

2. Burn rate

É fundamental para os investidores entenderem quanto tempo o negócio pode operar sem a necessidade de financiamento adicional. Geralmente, eles buscam startups com pelo menos seis meses de “fôlego de caixa” para garantir estabilidade financeira. Dessa forma, um Burn Rate controlado pode transmitir confiança e responsabilidade.

3. Receita mensal recorrente (MRR)

Esse KPI é importante para visualizar o crescimento e a escalabilidade da startup ao longo do tempo. Um aumento no MRR indica uma base sólida de clientes e um modelo de negócio com potencial, o que contribui para a atração de investidores interessados em retornos consistentes e sustentáveis.

4. Custo de aquisição do cliente (CAC)

Enfatiza se a estratégia adotada para obter clientes é eficiente e se gera retorno para a empresa. Para os investidores, esse KPI serve para descobrir se o negócio tem a capacidade de ser rentável e escalável.

5. Valor vitalício do cliente (LTV)

Um LTV saudável não apenas destaca a competência para reter clientes, mas também a habilidade de aumentar seu valor com o tempo. Essa capacidade é importante para evidenciar o crescimento sustentável e a eficácia em nutrir relacionamentos duradouros.

6. Churn rate

É fundamental para investidores que priorizam a estabilidade e a lucratividade. Um churn negativo, por exemplo, indica que a startup tem uma posição competitiva no mercado e possui estratégias eficazes para manter seus clientes ao longo do tempo.

Confira também:

Boas práticas para apresentar indicadores aos investidores

Antes de tudo, é importante destacar que não há um número padrão de indicadores financeiros a serem apresentados aos investidores. Em alguns casos, o que vale é concentrar os esforços em um conjunto menor de KPIs para proporcionar uma compreensão mais aprofundada sobre a situação atual da startup.

Na prática, a qualidade da informação é mais importante do que a quantidade de indicadores mostrados. A seleção criteriosa pode gerar insights e direcionar a atenção para os aspectos mais importantes do desempenho financeiro da empresa. Por isso, é importante saber interpretar os números e compreender as dinâmicas do mercado.

Saiba mais: Reports para investidores: saiba quais são as melhores práticas

Interpretação de KPIs faz parte da expertise da Triven

A Triven se destaca por oferecer apoio na definição dos indicadores financeiros que serão mostrados aos investidores. Um exemplo disso é o cálculo do Runway, métrica vital que indica por quantos meses a empresa pode se manter levando-se em conta o saldo atual do caixa e as despesas mensais.

A abordagem da Triven envolve uma interpretação estratégica desse indicador. Adaptamos o cálculo para projetar o Runway nos próximos seis meses, pois entendemos que as variações repentinas nas receitas podem distorcer a percepção do KPI a curto prazo.

Ao oferecer uma análise adequada à realidade de cada startup, a Triven interpreta e apresenta os KPIs financeiros de forma precisa e estratégica e, consequentemente, proporciona uma visão tática do negócio.

Fale com nossos consultores e conte com o apoio da Triven.

Crédito da imagem: Imagem de freepik

Karen Oliveira

Karen Oliveira é controller financeira da Triven. Possui experiência em negócios, com vivência nos segmentos de consultoria, serviços financeiros e tecnologia (modelo de negócio SaaS).