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“De nada adianta ter um painel com KPIs financeiros, se você não souber o que ele diz. Números só fazem sentido se você compreende o que eles estão mostrando. As decisões mais delicadas precisam ser tomadas com segurança e com a dose certa de planejamento.”
Vivian Muniz – Sales e Partner na Triven

A gestão eficiente de KPIs financeiros é essencial para o sucesso de uma startup, mas muitos empreendedores se deparam com o desafio de conseguir dedicar tempo suficiente a essa tarefa. O acompanhamento dos indicadores requer a coleta de dados de diversas fontes, a organização minuciosa dessas informações e, em seguida, a análise para extrair insights. 

Pense no seu negócio: quanto tempo você demora para reunir e analisar os KPIs financeiros? Quantas horas de trabalho da sua equipe são necessárias para mensurar os dados essenciais para um report para investidores, por exemplo?

Esse processo, quando realizado de forma manual e por meio de planilhas, pode demandar horas preciosas e deixar a empresa mais suscetível a erros na área de finanças. Por isso, é fundamental  contar com um sistema assertivo que possibilite a criação de métricas específicas para o modelo de negócio. Isso permite que os founders economizem tempo e tomem decisões de maneira mais informada. 

Estratégias para monitorar os KPIs financeiros

Quais os KPIs mais necessários para o seu negócio? O que deve ser considerado para montar os indicadores financeiros mais conhecidos? Cada métrica precisa de uma informação diferente para ser desenvolvida. Avaliar qualquer indicador somente por fazer, ou monitorá-los de forma superficial, pode provocar problemas na gestão financeira da startup. 

O acompanhamento do CAC (Custo de Aquisição de Clientes), por exemplo, exige a segmentação por departamento, bom entendimento sobre investimentos em marketing e um centro de custos estruturado. Analisar o KPI de forma equivocada, sem levar em conta todos os fatores envolvidos, pode levar a perdas financeiras, mesmo com um aparente crescimento.

Importante para empresas SaaS (Software as a Service), o MRR (Receita Mensal Recorrente) é outro exemplo de KPI financeiro que exige questões mais profundas de finanças para analisá-lo. Para ter previsibilidade de faturamento e controlar a capacidade de retenção e atração de clientes, é preciso um entendimento profundo sobre as linhas de receita do negócio. 

No entanto, mais importante do que entender o que deve ser considerado para analisar cada métrica é definir quais são os KPIs mais relevantes para o modelo de negócio. Pode parecer óbvio, mas essa é uma questão importante e que pode passar despercebida, causando um acúmulo de informações. 

Um exemplo disso são empresas que não têm receita recorrente, tornando desnecessária para elas a avaliação do MRR. Se a startup possui uma alta geração de caixa, monitorar o churn não será de extrema importância. Afinal, ter acesso a informações em excesso também dificulta a tomada de decisões estratégicas.

Saiba mais: Checklist: Quais KPIs financeiros sua empresa precisa acompanhar?

CFO as a Service da Triven: acompanhamento eficiente e inteligente dos KPIs

Uma das formas da startup manter um acompanhamento eficiente das métricas e estabelecer uma base sólida para a gestão de suas finanças é contar com o CFO as a Service da Triven. A solução possui um sistema que permite a construção e a combinação de dados essenciais para o crescimento sustentável da empresa. 

O squad da Triven traz os insights necessários para construir e interpretar os KPIs de maneira segura e com leitura objetiva. Durante o setup do serviço, é realizada a entrega dos indicadores que fazem mais sentido para o negócio. O Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) e a estruturação do fluxo de caixa, procedimentos fundamentais para a compreensão das movimentações da empresa, também já podem ser visualizados nos primeiros meses de trabalho. 

Com o CFaaS, os founders têm a vantagem de tomar decisões com base em dados precisos e atualizados – tudo isso de forma rápida e integrada.  Assim, é possível reduzir o risco de erros estratégicos e aumentar as chances de um crescimento sustentável.

Fale conosco e saiba como o CFO as a Service da Triven pode ser uma parceria de valor para o seu negócio.

 

Foto: Imagem de wayhomestudio no Freepik

Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.