Skip to main content

Aprenda a seguir os critérios ESG na sua empresa e comece a atrair investimentos sustentáveis para sua startup.

▲ 72% dos investidores avaliam as empresas-alvo do ponto de vista de riscos e oportunidades ESG;

▲ 56% já recusaram acordos de parceria ou investimentos por questões relacionadas à sustentabilidade.

Os dados da Pesquisa Global de Investimento Responsável de Private Equity 2021 da PWC mostram que empresas que não são sustentáveis perdem dinheiro, credibilidade e oportunidades de investimento. 

Vamos juntos ver como fazer para atrair investimentos sustentáveis e fazer parte dessa tendência cada vez mais forte no mundo corporativo!

A tendência da sustentabilidade já é realidade em muitos países nos últimos anos e vem ganhando cada vez mais força no mundo dos negócios e da tecnologia no Brasil. 

Segundo relatório da XP Investimentos, mais de US$30 trilhões em ativos (AuM, sigla em inglês para Assets Under Management) estão sob gestão de fundos que definiram estratégias sustentáveis.

Investimentos sustentáveis e ESG

Ser sustentável é muito mais do que manter iniciativas verdes: é manter também boas práticas sociais e de governança (transparência).

No mundo dos investimentos, há uma sigla que resume muito bem os pilares do investimento sustentável: ESG. (Environmental, Social and Governance).

O investimento ESG incorpora questões ambientais, sociais e de governança e vai além das tradicionais métricas. Ou seja, um negócio sustentável precisa atender a todos esses fatores, não apenas a preservação do meio ambiente. 

Leia mais: ESG: o que é e como implantar na sua startup? 

O impacto das iniciativas ESG nos investimentos

De acordo com um relatório da PwC,  72% dos investidores entrevistados 

avaliam as empresas-alvo do ponto de vista de riscos e oportunidades ESG na fase pré-aquisição.  Além disso, 56% recusaram acordos de parceria ou investimentos por questões relacionadas à sustentabilidade

Por outro lado, negócios sustentáveis já apresentam bons resultados. De acordo com levantamento da Morningstar e Capital Reset, no Brasil os fundos ESG captaram R$ 2,5 bilhões em 2020, sendo que mais da metade do valor veio de fundos criados nos últimos 12 meses. 

A responsabilidade social é um dos pilares mais importantes para atrair e fazer investimentos sustentáveis e envolve principalmente ações em prol da diversidade.As práticas que promovem o bem-estar e satisfação dos colaboradores também fazem parte da responsabilidade social.

Outro aspecto a se levar em conta para a responsabilidade social e socioambiental é o impacto das empresas na comunidade. As empresas sustentáveis mantêm um bom relacionamento com o entorno, empregando pessoas próximas ou mantendo projetos que levam energia, água limpa, tratam efluentes ou promovem a educação, causando um impacto positivo nos locais onde se instalam. 

Os investimentos sustentáveis, portanto, também estão atrelados ao cenário de gestão da organização. 

Como transformar em realidade práticas sustentáveis dentro das possibilidades financeiras da empresa? A sustentabilidade faz parte da cultura organizacional, deve estar no planejamento de forma integrada.

Atração de investimentos sustentáveis

Os investimentos sustentáveis costumam ser feitos em aplicações autossustentáveis. E ser autossustentável significa explorar os recursos dando tempo para a natureza se recuperar, oferecendo remuneração justa e com o mínimo de impacto ambiental possível. Tudo isso garantindo a sustentabilidade financeira ao mesmo tempo. 

Os investidores procuram por relatórios que comprovem iniciativas sustentáveis por parte das empresas em que desejam investir, mostrando iniciativas nas áreas ambientais, sociais e de governança. Eles estão de olho nos critérios ESG e no PRI (Principles for Responsible Investment).

De acordo com relatório da XP Investimentos, das 116,9 mil companhias acompanhadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa de Inovação (Pintec), somente 4,8 mil publicaram relatórios de sustentabilidade no período de 2015 a 2017, 4,1% do total. Ou seja, há oportunidades para atrair investidores!

Exemplos de iniciativas sustentáveis de grandes players do mercado: 

As áreas com maior destaque em relatórios sustentáveis dependem do perfil da empresa. Ações realizadas por diversas marcas podem servir de exemplo para negócios que desejam apostar em ESG e de olho nos investimentos sustentáveis. Veja algumas delas: 

Inspire-se e transforme a sua empresa em uma opção de investimento sustentável para atrair novos negócios!

Crédito da imagem: Flower photo created by jcomp – www.freepik.com

Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.