Skip to main content

“47,4% das startups tiveram que rever o planejamento de negócios para se adaptar ao momento vivido pelo setor.”
Fonte: Pesquisa da Triven sobre o cenário das startups brasileiras

Planejamento estratégico é um processo que define e alinha os objetivos, as metas e as ações de um negócio, levando em consideração o contexto interno e externo, o mercado e o público-alvo da empresa. O processo é fundamental para acompanhar a evolução dos negócios e visualizar o futuro do empreendimento e ter um crescimento sustentável.

Ou seja, mais do que uma boa prática, ter um planejamento estratégico estruturado é uma questão de sobrevivência para startups e empresas em geral, pois ajuda a direcionar recursos, priorizar iniciativas, monitorar resultados e adaptar-se às mudanças.

Mas quando é hora de rever o planejamento estratégico de uma startup? Em quais estágios isso pode ocorrer? Quais situações mostram essa necessidade? Para responder a essas perguntas, é preciso ter um olhar aprofundado sobre os dados e resultados da empresa. É a partir dessa análise que founders e gestores podem identificar qual o momento mais oportuno para reavaliar as estratégias.

Quando rever o planejamento da sua empresa?

A revisão pode ocorrer periodicamente ou sempre que ocorrerem alterações mais abrangentes no ambiente de negócios. Reexaminar o planejamento estratégico contribui para que a startup se adapte às demandas de mercado.

Essa verificação serve para guiar a tomada de decisões e alavancar a escalabilidade da empresa. Além disso, permite que a startup esteja alinhada com seus objetivos, aproveite novas oportunidades e visualize mudanças mais urgentes que podem comprometer o futuro do negócio.

Existem alguns cenários que indicam a necessidade de revisão do planejamento estratégico:

  • Mudanças no mercado: quando há alterações significativas, como uma nova tendência, concorrência intensificada ou crise econômica, é hora de reavaliar o caminho que está sendo seguido pela startup.
  • Resultados insatisfatórios: não alcançar metas, objetivos ou indicadores-chave de desempenho conforme planejado também pode ser um indicativo da necessidade de revisitar a rota.
  • Mudanças internas: alteração na equipe de gestão, na cultura organizacional ou na gestão de finanças podem impactar o planejamento estratégico.
  • Novas oportunidades ou ameaças: a identificação de novas oportunidades de mercado ou ameaças iminentes pode exigir adaptações no plano estratégico para aproveitar ou lidar com essas circunstâncias.

A necessidade de revisar o planejamento pode ocorrer em qualquer estágio da startup, desde o início até a maturidade. No estágio inicial, é necessário para ajustar o plano à medida que a empresa ganha insights sobre o mercado. Em fases posteriores, a revisão é fundamental para manter a relevância e a competitividade.

Saiba mais: Planejamento estratégico para startups

Dados e insights para planejar de forma eficiente

Uma pesquisa sobre o cenário das startups brasileiras, realizada pela Triven neste ano, mostrou que as mudanças no setor de inovação – como o olhar mais atento dos investidores ao planejamento de negócios, destaque de operações M&A e fusões em consolidação – fizeram com que as startups tivessem que reavaliar rotas, criar novos cenários e serem mais criteriosas na tomada de decisão.

A gestão financeira da startup é um ponto crucial no processo de revisão do planejamento estratégico. Isso porque os founders precisam primeiro entender a posição financeira atual da empresa para, em seguida, projetar cenários futuros que indiquem ou não a necessidade de ajustes nas estratégias de negócio.

Ou seja, sem uma gestão financeira eficiente e sem acesso a dados e insights, a startup fica refém de “achismos”, o que pode comprometer o planejamento estratégico do negócio.

Como a Triven pode apoiar a sua startup?

Contar com ferramentas e metodologias capazes de oferecer insights valiosos e dados que contribuam no planejamento tem sido o diferencial para muitos negócios. O CFO as a Service da Triven é um exemplo de solução que fornece dados precisos, análises aprofundadas e aconselhamento especializado para que as empresas tomem decisões financeiras bem informadas, garantindo eficiência e sucesso nos negócios.

Fale conosco e saiba como o CFO as a Service da Triven pode ser uma parceria de valor para sua startup.

 

Crédito da imagem: Imagem de pch.vector no Freepik

Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.