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O Team Building se destaca como uma boa estratégia para unir e motivar o time em relação à cultura e aos objetivos do negócio. Afinal, manter a equipe unida e motivada é um desafio constante para as empresas, sobretudo em tempos de “anywhere office”, modelo em que o profissional pode trabalhar de qualquer lugar, sem a necessidade de estar presencialmente na empresa.

Neste texto, você vai saber mais sobre o conceito de Team Building, suas principais vantagens e as boas práticas que a estratégia propõe para aplicar na sua startup.

O que é Team Building?

O termo Team Building pode ser traduzido como “formação e consolidação de equipes” e se refere a um conjunto de atividades voltadas para o fortalecimento das relações humanas de uma empresa.

De forma resumida, o Team Building busca desenvolver laços de confiança entre os membros de um grupo, resultando assim em um maior sentimento de pertencimento. Isso aprimora as relações entre a equipe, reduzindo os problemas de comunicação, integração, performance, trabalho em equipe e também de liderança.

Geralmente, as atividades do Team Building diferem dos treinamentos comuns de motivação porque são mais lúdicas e interativas. Também são focadas no relacionamento das pessoas entre si e, na maioria das vezes, acontecem em espaços abertos e fora do ambiente de trabalho.

Entre os principais exemplos dessas ações estão os happy hours, sorteios de ingressos para cinema e teatros e outras atividades que estimulam a interação social entre os colaboradores fora da empresa.

Por que aplicar o Team Building na sua startup?

Quando as ações de Team Building são planejadas e executadas de forma estratégica, a startup consegue incentivar o trabalho em equipe, resolver conflitos e melhorar a comunicação. Confira os principais benefícios da formação e consolidação de equipes:

  • Melhora a comunicação

Seja qual for a área e o tipo de negócio, a boa comunicação entre os colaboradores é indispensável para que todos estejam unidos e motivados em torno de um mesmo propósito. Com o Team Building, além de reduzir ruídos de comunicação, a startup também consegue integrar sua equipe e aumentar o sentimento de time.

  • Aumenta a produtividade

Ter profissionais desmotivados na equipe pode levar uma empresa a muitos problemas, especialmente no que diz respeito ao rendimento de cada colaborador. A estratégia de Team Building ajuda a construir ambientes mais saudáveis e mais colaborativos para que os profissionais se sintam mais motivados e consequentemente sejam mais produtivos no dia a dia.

  • Fortalece as relações de confiança entre os integrantes da equipe

A desconfiança gera distanciamento, o que faz as pessoas deixarem de compartilhar o que pensam e sentem, comportamento que pode prejudicar a produtividade da equipe. Com o Team Building, a relação de confiança aumenta e as pessoas criam mais elos, o que torna o trabalho mais sustentável e saudável dentro da empresa.

  • Melhora o clima organizacional

As estratégias de Team Building também ajudam a melhorar o clima organizacional, que hoje representa uma das maiores qualidades dentro de empresas que têm Employer Branding. Além de impactarem no bem-estar, na motivação e na produtividade dos colaboradores, atraem e retêm talentos.

  • Reduz os atritos

Conflitos fazem parte das relações humanas. O problema ocorre quando esses atritos se tornam frequentes e afetam a produtividade e a rotina do negócio. Nesse cenário, o Team Building auxilia a startup a controlar com mais eficácia as situações geradoras de conflitos e a criar momentos de aproximação e afetividade.

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Conclusão

As interações no ambiente de trabalho costumam ser acompanhadas por grande pressão e competitividade. Portanto, estabelecer relações saudáveis entre os colaboradores é fundamental.

Por isso, o Team Building se apresenta como uma estratégia eficiente que pode fortalecer e consolidar a construção de uma equipe unida, ajudando a desenvolver o sentimento de time e mantendo todos na empresa motivados e engajados.

E na sua startup, você já aplica ações de Team Building? O que tem feito para manter a sua equipe motivada e unida?

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Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.