“O foco crescente nas Relações Humanas se sobressai como ponto alto da comunicação corporativa. O estabelecimento de conexões autênticas e o uso do feedback como um espaço de troca tornam-se cada vez mais essenciais para a construção de relacionamentos que encorajam e fortalecem.”
Lilian Carina, CHRO da Triven
Mudanças na abordagem das relações humanas, uso de inteligência artificial e análise de dados, relevância das competências comportamentais e capacidade de mostrar vulnerabilidade são algumas das tendências que ganham força e se destacam na área de Recursos Humanos em 2024.
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O que esperar do RH em 2024?
A necessidade de alinhamento cultural entre a empresa e os funcionários é cada vez mais importante para o sucesso das estratégias de gestão de pessoas. Para isso, conheça algumas tendências de Recursos Humanos que precisam estar no radar das empresas.
Mudanças de abordagem
O mundo corporativo passa por transformações significativas nas abordagens das relações humanas. O foco na compreensão da cultura organizacional e como isso influencia no desempenho e nos resultados a longo prazo é visto como fundamental nesse cenário dinâmico.
Diante disso, espaços para trocas, conexões genuínas e feedbacks são práticas essenciais para construir relacionamentos que fortalecem a cultura e as premissas da empresa.
Incorporação de tecnologias
A inteligência artificial e a análise de dados são ferramentas estratégicas para a tomada de decisões na área de RH. Isso porque auxiliam na otimização das operações e no momento de lidar com desafios complexos.
De maneira prática, a tecnologia tem um papel de destaque para acompanhar resultados e permitir que o RH possa atuar de forma estratégica. Além disso, contribui para a tomada de decisões importantes que podem influenciar o futuro do negócio.
Competências comportamentais
Em muitas empresas, as competências comportamentais já são mais valorizadas do que as técnicas. Pensamento crítico, inteligência emocional, autonomia e relacionamento interpessoal são as soft skills mais procuradas pelos gestores.
Quanto mais essas habilidades forem alinhadas aos valores e à cultura da organização, mais fácil o colaborador costuma se adaptar às transformações relacionadas ao ambiente corporativo. Também é possível perceber que essas questões impactam diretamente no desempenho e nas interações sociais.
Espaço para demonstrar vulnerabilidades
Falar sobre fraqueza e vulnerabilidade não é mais visto como um problema no ambiente corporativo. Isso porque o incentivo ao trabalho em conjunto, com cada um dando o seu melhor, também passa por entender as dificuldades das pessoas que fazem parte da organização.
Essa prática é importante para criar um ambiente facilitador e de interação, onde tanto gestores como funcionários não precisam ser super-heróis. Afinal, os colaboradores que têm coragem para aprender e buscar novos desafios são essenciais para a evolução do negócio.
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Conclusão
Incorporar novas tecnologias de análise de dados, trabalhar os componentes subjetivos da gestão de pessoas, e acompanhar o impacto da cultura organizacional nos resultados do negócio a longo prazo são alguns caminhos para um RH mais atualizado e com melhor performance.
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