Todo negócio começa com uma boa ideia, e no caso das startups, essa é uma verdade incontestável! Mas e como é que uma startup sobrevive? Como ir além daquela boa ideia inicial?
O planejamento estratégico é a chave para conseguir abrir as portas do mercado, conseguir crescer e se firmar financeiramente.
Nesse texto você encontrará mais informações sobre por que criar um planejamento estratégico para sua startup, além de dicas para elaborar um plano consistente para o seu negócio.
Por que criar um planejamento estratégico para startup?
Segundo um levantamento da PwC Brasil, nove a cada dez startups acabam fechando as portas. Os três principais motivos para que isso ocorra são: Desconexão com necessidades reais do mercado, falhas na gestão financeira e problemas no gerenciamento do time de colaboradores.
Somente uma boa ideia não é suficiente para levar um negócio adiante: é preciso se organizar e ter um plano bem definido. Planejar é saber quais são as suas prioridades e como se organizar para executá-las, a fim de chegar ao resultado que deseja.
Em uma matéria para a Folha de São Paulo sobre os motivos para o fechamento de startups, Franzotti, CEO, dá um depoimento sobre a sua experiência: “Faltou uma visão mais clara de planejamento. Estávamos muito ocupados em desenvolver o produto”. O empresário cita também a importância de manter um relacionamento com outras startups, para troca de experiências e mapear os erros nesse processo de aprendizagem.
Vantagens de contar com um bom planejamento estratégico
Um bom planejamento estratégico para startup constrói uma base segura e traz benefícios que alavancam os negócios. Confira as principais vantagens:
Permite elaborar planos de ação
Saber onde quer chegar faz com que seja possível traçar um plano e priorizar as ações da equipe em atividades que ajudam a chegar ao resultado esperado mais rapidamente. Agir com foco é agir de forma inteligente.
Estabelece objetivos e metas
O planejamento precisa colocar metas e objetivos a serem alcançados em um prazo razoável. Dessa forma, todos sabem rumo ao que estão trabalhando e onde devem chegar e concentrar seus esforços.
Otimiza recursos
As startups geralmente contam com uma equipe reduzida e poucos recursos no início dos seus trabalhos. Por isso, um planejamento bem feito deve tirar o máximo de proveito de tudo aquilo que estiver ao alcance. Aqui vale aquela regra de Pareto: 20% das tarefas trazem 80% dos resultados. É nelas que se deve focar!
Promove estabilidade em um mercado competitivo
Passar por momentos turbulentos é algo inevitável, mas possível de administrar. Com um bom planejamento, especialmente o financeiro, a startup é capaz de continuar firme mesmo com as oscilações e inconstâncias do mercado.
Identifica pontos fortes e fracos
Um bom planejamento sabe reconhecer os pontos fortes a serem destacados e “vendidos” pela sua startup. E isso é tão importante quanto reconhecer os pontos fracos que precisam ser trabalhados internamente para uma melhoria contínua. É sobre medir os erros e os acertos, uma parte essencial do aprendizado de gestão.
Confira também:
✔️Guia de gestão financeira para startups
Como começar o planejamento?
O planejamento estratégico é importante, certo, mas por onde começar? Não é tão difícil quanto pode parecer. O mais importante é começar pelo básico:
1. Estipular objetivos
Onde queremos chegar com nossa ideia de negócio? O que nos move? Respondendo a essas perguntas você saberá dizer quais são seus objetivos. Sabendo quais eles são, fica mais claro o caminho para alcançá-los, e saber como mensurar os passos desse trajeto.
2. Analisar o público e o mercado
Descubra para quem você quer vender: quem é a sua buyer persona, o que faz, onde vive, quanto ganha. Seu público tem interesse no seu produto? Quem é a sua concorrência? Você está no local/praça correto? Analisando o público e o mercado fica mais fácil garantir que estará atendendo uma demanda real.
3. Validar a ideia
Aquela boa ideia que deu origem ao negócio é uma boa ideia para todos? Ou para quem? Ela funciona? Precisa ser ajustada ou melhorada? Faça testes, aplicações, pesquisas, defina indicadores de desempenho (KPIs) para validar a sua ideia!
4. Colocar as ideias em prática
Depois de validada em “ensaios e testes” é hora de acompanhar a execução das ideias na prática. Observe seus clientes de perto, defina indicadores de sucesso, métricas a serem acompanhadas e melhoradas. O processo se ajusta conforme evolui, mas para isso é preciso olhar para os números!
5. Acompanhar os resultados
As métricas e indicadores de desempenho definidos anteriormente devem ser acompanhados por meio de relatórios, comparações, gráficos. É claro que medir apenas por medir não traz nenhum resultado: é preciso analisar os números e tirar informações relevantes deles.
Pense nas métricas como um espelho. O espelho não funciona se ninguém olhar para ele de forma realista.
Planejamento estratégico também é saber delegar
Depois de levantar todos os objetivos, metas e traçar uma estratégia, também é possível perceber que sua startup não dará conta de todas as tarefas administrativas como uma empresa tradicional. E nem deve! O importante é focar no core do seu negócio!
Faz parte de um planejamento estratégico para startup saber que tarefas delegar ou terceirizar. Dessa forma é possível focar naquilo que é sua especialidade e deixar as tarefas menos familiares para quem tem prática.
Caso você tenha dificuldade com a elaboração do planejamento estratégico, é sempre possível contar com um parceiro estratégico para o crescimento do seu negócio.
A Triven é especialista em Finanças, Investimento e Consultoria e tem foco em fazer com que startups sobrevivam e tenham sucesso no ecossistema competitivo. Para isso, nós oferecemos nossa expertise te ajudando a planejar ações assertivas, pitch decks, apresentações, identificando seus pontos fortes e fracos, sempre com base em dados sólidos.
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