“Um processo financeiro eficiente demanda controle de ritmo e muita disciplina operacional. O CFO precisa contar com uma operação eficiente para que possa potencializar toda a sua entrega de valor. Dados e processos confiáveis geram informações gerenciais de qualidade e, consequentemente, insumos fundamentais para um apoio estratégico.”
Fernando Trota, CEO da Triven.
– Quais são as skills do seu time financeiro?
– Quantas pessoas estão dedicadas à organização estratégica do budget?
– Quantas têm foco na execução dos pagamentos e em tocar a operação financeira do dia a dia?
– A sua startup tem estrutura para contratar um squad completo nesse momento?
A equipe financeira é a chave para otimizar processos operacionais da startup e planejar ações estratégicas. Afinal, são eles que dirão quando e com que recursos será possível executar novas ações.
Confira neste texto, qual é o cenário ideal e quais opções para quem ainda está se estruturando no ecossistema.
Saiba mais sobre gestão financeira para startups
Time financeiro em startups: o cenário ideal
Quando o assunto é estrutura de uma startup, não há fórmula mágica. O tamanho e a organização dos squads dependem de fatores como o estágio do negócio e os recursos disponíveis.
No caso da equipe financeira, um squad com CFO, controller e analista, por exemplo, se aproxima do cenário ideal. Cada um desses profissionais possui um papel essencial para a saúde financeira da startup:
- CFO
O Chief Financial Officer ou Chefe do Setor Financeiro é um profissional sênior, responsável por fazer a gestão de toda a área financeira, apresentar resultados financeiros – gerando insights a partir dos números – e guiar as áreas e operações na startup para atingir os KPIs estabelecidas.
Além disso, o CFO é o principal ponto de apoio para os founders nas grandes tomadas de decisão. Geralmente o CFO se reporta para o CEO, mas o ideal é que ambos trabalhem alinhados para que a visão estratégica de negócios e o planejamento financeiro tenham total alinhamento .
Leia mais: CFO: por que a sua empresa precisa ter um?
- Controller
O controller é o profissional responsável pela tesouraria, budget, forecast, controle de caixa, controladoria, produção de métricas e indicadores, além da gestão da contabilidade (geralmente externa).
É o controller quem gerencia toda a camada tática da operação financeira da startup. Além, é claro, de gerenciar o time de analistas financeiros.
- Analista financeiro
O analista financeiro executa as tarefas do dia a dia, tais como: pagamentos, recebimentos, emissão de notas,validação do cálculo de remuneração, conciliação bancária, controle de caixa.
Leia também: É melhor internalizar ou terceirizar a gestão financeira?
Sabemos que, principalmente nos estágios iniciais da startup, em muitos casos, os founders acabam executando muitas destas ações. E esse, é claro, não é o escopo ideal, uma vez que o tempo e a expertise do founder podem ser aplicados em iniciativas mais estratégicas. A falta de foco do founder a partir de um determinado momento pode, inclusive, prejudicar o próprio crescimento da companhia.
No entanto, dependendo do estágio em que a startup se encontra, a contratação de um time full time envolve a alocação de uma estrutura muito custosa e, invariavelmente, ociosa até que a startup atinja um nível ideal de complexidade e maturidade que justifique essa estrutura.
Neste cenário, uma das alternativas para startups que precisam estruturar seus processos financeiros é o modelo de CFO as a service.
CFO as a service como alternativa de um squad completo
De forma resumida, o CFO as a service é um modelo de compartilhamento de gestão financeira. Com o uso de tecnologia e alocação correta dos recursos, a solução possibilita que a startup tenha o apoio estratégico de profissionais com conhecimento aplicado em diversas companhias.
Além da expertise do squad financeiro, a contratação de CFO as a service economiza muito tempo do founder e gera economia de recursos, pois elimina a necessidade de contratação de profissionais com atuação em tempo integral.
No caso da solução da Triven, por exemplo, é possível contratar o CFO as a service por meio de dois modelos de equipes:
- Full squad: com alocação de CFO, controller e analista, onde a Triven faz toda a gestão financeira nos níveis estratégico, tático e operacional;
- Modelo “strategy”: com alocação de CFO e controller com as mesmas missões acima, mas gerenciando o time de analistas interno da empresa, trazendo-os para para a nossa metodologia.
Em ambos os casos, a startup pode contar com uma entrega de alto valor agregado, a um custo adequado ao seu estágio de crescimento e sem o ônus da curva de aprendizado, turnover, custos de overhead e gestão de um time interno.
Saiba mais: Quanto custa um CFO?
Um processo financeiro eficiente demanda controle de ritmo e muita disciplina operacional. Diante disso, o CFO precisa contar com uma operação eficiente para que possa potencializar toda a sua entrega de valor. Dados e processos confiáveis geram informações gerenciais de qualidade e, consequentemente, insumos fundamentais para um apoio estratégico.
O CFO as a Service da Triven reduz toda essa curva de aprendizado e passa a gerar valor já a partir dos primeiros dias de onboarding, estruturando o processo operacional, tático e estratégico da sua startup, gerando otimização e maximização de resultado com o investimento adequado a cada estágio de crescimento.
Estruture o seu time financeiro para atingimento dos objetivos estratégicos do negócio
Qual o seu propósito junto à sua startup? Early exit?? Tornar-se um unicórnio? Criar um lifestyle business? O modelo de CFO as a service da Triven apoia você em todos os aspectos de governança financeira a fim de gerar sustentação nessa jornada empreendedora.
Conheça a solução CFO as a service da Triven e organize as bases da sua startup para atração de investimentos e crescimento sustentável!
Crédito da imagem: Financial report photo created by pressfoto – www.freepik.com