“Uma empresa sem propósito dificilmente alcança engajamento. Quando as pessoas não sabem para onde estão indo, não se sentem motivadas a contribuir. É fundamental que os colaboradores compreendam o significado do que fazem no dia a dia.”
Maria Gabriela Souza – Business Partner Triven
Os colaboradores só têm entusiasmo e comprometimento com seu trabalho quando há uma conexão emocional com a empresa. É isso que vai fazer com que elas contribuam de maneira proativa com os objetivos e o sucesso do negócio.
Ao implementar práticas eficazes de engajamento, as empresas fortalecem o vínculo com o time, aumentando a retenção de talentos e estimulando a entrega de resultados superiores. Esse ciclo positivo beneficia tanto o negócio, que cresce e se desenvolve, quanto os colaboradores, que encontram mais oportunidades e satisfação profissional.
No entanto, promover o engajamento dos colaboradores não é uma tarefa simples. Os gestores podem enfrentar diversos desafios que exigem uma gestão de pessoas estratégica para serem superados.
Desafios para alinhar a cultura organizacional e as necessidades dos colaboradores
Dificuldade no alinhamento de expectativas
Muitas vezes, as ações que sustentam os valores culturais não são evidentes ou comunicadas da melhor maneira. Isso gera uma desconexão que pode levar à sensação de desorientação ou até ao desalinhamento das expectativas individuais com os objetivos organizacionais.
Inconsistência entre discurso e prática
Os colaboradores estão atentos às ações e não apenas às palavras. Nesse sentido, um ponto crítico pode ser a incoerência do gestor em relação ao que é dito e aquilo que realmente é feito. O desalinhamento entre discurso e prática pode enfraquecer a liderança e dificultar a disseminação dos valores organizacionais.
Falta de clareza na comunicação
A comunicação é um dos principais pilares, mas em algumas situações é feita de forma fragmentada ou ambígua. Isso dificulta a compreensão dos colaboradores e o alinhamento para que todos estejam “na mesma página”. Quando a comunicação não é clara e transparente, pode haver ruídos de informação e incoerência.
Exigências e adaptações constantes
À medida que a empresa cresce, surgem novas expectativas e necessidades, e é necessário fazer ajustes para acompanhá-las. Essa situação, porém, pode dificultar a manutenção de uma cultura consistente e alinhada.
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Um ponto importante é que esses desafios podem ser agravados quando a empresa atua no modelo de trabalho remoto. A falta de proximidade física pode comprometer a percepção de como a cultura é vivenciada e como as estratégias são renovadas.
Uma coisa é certa: independentemente do modelo ser presencial, híbrido ou home office, é essencial entender os contextos e desenvolver uma cultura sólida para gerar engajamento.
Boas práticas para fortalecer a cultura e o engajamento
Uma empresa é formada por pessoas que têm valores, motivações e necessidades diferentes: muitas vezes, a cultura funciona para alguns, mas não é tão atrativa para outros. Por isso, é importante uma abordagem flexível e a criação de um ambiente que permita a diversidade de comportamentos e pensamentos.
É fundamental reforçar os valores da empresa diariamente, para que todos possam ter entendimento sobre como se comportar em determinadas situações. Isso pode ser feito com a adoção de uma comunicação clara e periódica, feedbacks contínuos e eventos e atividades relacionados à cultura.
Além disso, a personalização da experiência do colaborador, a participação ativa das pessoas na disseminação da cultura, o desenvolvimento de lideranças inclusivas e o uso de tecnologia e dados são algumas tendências que podem facilitar o engajamento.
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Como medir as ações de engajamento?
É preciso analisar os resultados para saber o que está bom e o que deve ser aprimorado. Há algumas maneiras de medir o retorno dessas estratégias, como:
- Pesquisa de engajamento: mensura o nível de engajamento e satisfação dos colaboradores.
- Taxa de turnover: mede a quantidade de colaboradores que deixam a empresa em determinado período de tempo.
- Indicação de talentos: colaboradores satisfeitos tendem a recomendar a empresa como um ótimo lugar para trabalhar.
- Produtividade e desempenho: pode ser medido pelo cumprimento de metas e pela qualidade do trabalho realizado.
People as a Service da Triven: ações para fortalecer a cultura
Uma solução que tem ajudado empresas no momento de implementar uma cultura sólida é o People as a Service da Triven. Nosso time coloca em prática estratégias que facilitam a retenção de talentos, o aprendizado contínuo e o desenvolvimento de líderes que são exemplos para suas equipes.
Afinal, o sucesso de qualquer negócio está intrinsecamente ligado ao engajamento e à satisfação de seus colaboradores. É essencial que as pessoas se sintam motivadas e felizes para alcançar metas, satisfazer os clientes, promover inovações e superar a concorrência.
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