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Na jornada do empreendedor existem alguns passos indispensáveis para quem deseja escalar seu negócio e conquistar o sucesso, entre os quais, um dos mais cruciais para maturidade da startup: a fase seed.

Também conhecida pelo termo em inglês “seed stage”, esse estágio está associado à validação do produto ou serviço, momento em que a startup consegue confirmar suas hipóteses no mercado e, a partir do feedback de clientes, fazer os ajustes necessários e materializar o PMF (Product Market Fit).

Mas, afinal, quais são os principais desafios da fase seed? É o que você confere nesse artigo, além de dicas para aproveitar seus recursos da melhor forma possível.

Desafios da fase seed

A fase seed é a hora de amadurecer e impulsionar o negócio em busca de clientes consistentes, diferentemente do estágio pré-seed, quando a startup ainda está verificando a viabilidade dos produtos e serviços e seus aportes ainda são modestos, feitos por investidores anjos, projetos de aceleração, financiamento coletivo, entre outros.

Do ponto de vista financeiro, quando chega na fase seed, a startup precisa de aportes que sejam mais robustos, o que geralmente é realizado por investidores mais qualificados, como, por exemplo, uma aceleradora ou fundos de venture capital especializado. Porém, mais do que receber os recursos necessários, é fundamental aplicá-los corretamente.

Para startup, o dinheiro funciona como uma janela de oportunidade e tempo para validação de hipóteses. São essas validações que apontam o caminho certo do seu negócio. Portanto, é imprescindível que o empreendedor trabalhe com cenários, tenha controle dos números, mantenha um processo financeiro enxuto e seja capaz de acompanhar todas as métricas.

O que fazer quando sua startup chega na fase seed?

Para ajudar o founder a superar os principais desafios da fase seed, listamos algumas boas práticas que podem fazer a diferença neste importante momento da startup:

Tenha estratégia de Go to Market

A estratégia de go-to-market traz informações sobre o mercado, concorrentes e consumidores, que ajudam a posicionar seu produto ou serviço, amplia as chances de sucesso, melhora a organização, direciona ações, permite maior alinhamento das equipes e garante que a startup funcione de forma estratégica e planejada.

Adote o método do Use of proceeds

Com a finalidade de ajudar o empreendedor a ser mais diligente na destinação dos recursos, o Use Of Proceeds pode ser determinante para o sucesso de um pitch, pois ajuda na construção da modelagem e na estimativa de necessidade da rodada. Além disso, também traz clareza sobre pontos que merecem mais atenção por parte dos founders, como o diagnóstico das hipóteses do seu negócio, projeções financeiras por categoria e possíveis riscos de acordo com os vários cenários.

Invista em governança financeira

Demonstrar maturidade é um dos requisitos básicos para startup nesta fase, e colocar a governança financeira em prática pode fazer toda diferença, já que um planejamento eficaz ajuda a mitigar riscos e favorece o crescimento sustentável e a escalabilidade. A estratégia é fundamental para ter mais previsibilidade e controle das finanças, e ainda para identificar pontos de melhoria e ter suporte nas tomadas de decisão.

CFO as a service: mais apoio na tomada de decisão

Sua startup já se encontra na fase seed? Uma boa dica é contar com a solução de CFO as a service, que otimiza a gestão financeira, facilitando a rotina do seu time e preparando sua startup para que ela atraia novos investimentos.

Ideal para empresas de pequeno a médio porte, ele possibilita que as startups contem com o apoio, mesmo que part-time e compartilhado, de um profissional sênior sem precisar fazer um investimento muito significativo neste ciclo de crescimento. Por conta disso, a solução é uma das melhores alternativas de baixo custo para quem precisa organizar a área financeira.

Além de não ter despesas de longo prazo com um diretor financeiro permanente, os founders conseguem ter mais tempo e foco em questões estratégicas, têm maior fluidez e praticidade nos processos internos, acesso às experiências e vivências de grandes profissionais, mais flexibilidade na gestão e, principalmente, suporte estratégico para decisões.

Como a Triven pode ajudar sua startup na fase seed?

A Triven oferece uma solução de CFO as a service que encurta a curva de aprendizado dentro dessa janela de oportunidade e é muito mais rápido do que a contratação de um CFO de mercado, uma vez que nosso modelo de negócio já traz consigo uma metodologia padrão e melhores práticas adquiridas com mais de 70 clientes em seis anos.

A solução também ajuda a resolver três grandes dores dos founders como a falta de tempo, visibilidade das informações financeiras e segurança na gestão. Entre em contato e conheça um pouco mais sobre os benefícios e vantagens da solução no crescimento da startup.

 

Crédito da imagem: Image by Drazen Zigic on Freepik

Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.