Entenda quais são os principais desafios do processo de fundraising e saiba como sua startup pode superá-los
Você sabe exatamente tudo que precisa fazer para levantar aquela grana que pode acelerar seu negócio? No universo das startups, a busca por investimentos é um dos maiores desafios que são enfrentados pelos founders e CEOs, porque exige preparação e estratégia não só para o recebimento, mas também para o uso eficiente dos recursos.
Com a proposta de ajudar as startups nisto, existem atualmente algumas metodologias como o fundraising, que é fundamental para auxiliar na captação de fundos.
Neste artigo, vamos explicar como funciona a captação de fundos, além de abordar seus desafios e falar sobre os principais estágios de investimento na jornada de uma startup.
O que é fundraising?
Traduzido ao pé da letra, o termo fundraising significa “levantamento de fundos”, e consiste numa metodologia geralmente aplicada por instituições sem fins lucrativos, quando elas precisam angariar recursos para seus projetos.
Como envolve uma série de processos e estratégias que ajudam a viabilizar a captação de investimentos, o fundraising tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente corporativo, especialmente com as startups.
Para criar um sistema eficiente de captação de recursos, mostrando aos investidores o potencial da sua ideia, como ela será executada e como os investimentos serão usados, é preciso desenvolver boas práticas que ajudem a promover seu negócio. É aí que entra a técnica de fundraising, que basicamente é a junção de um trabalho cooperativo desenvolvido por diversas áreas como comunicação e marketing, jurídico e financeiro.
Na maioria das vezes, o fundraising é aplicado em uma startup quando a empresa ainda é considerada embrionária, e precisa de recursos para dar os primeiros passos. Mas, também é comum ver empreendedores utilizando essa técnica na hora de escalar o negócio.
De modo geral, seja qual for o estágio, a startup precisa estar com as finanças em ordem e contar com uma gestão financeira eficiente, uma vez que essa é uma atividade estratégica para busca de investimentos.
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Estágios de investimentos para startups
Para ter bons resultados na captação de recursos para financiamento e desenvolvimento da startup, é importante levar em consideração os principais estágios de investimentos, e saber identificar em qual deles o negócio se encontra.
Pré Seed
Neste estágio, a startup ainda está começando no mercado, realizando os primeiros testes de operação e também verificando a viabilidade dos seus produtos.
O ideal neste momento é que o empreendedor levante recursos com investidores anjos, projetos de aceleração, financiamento coletivo ou, até mesmo, possíveis doações de familiares e amigos. Para isso, uma boa dica é se preparar bem e apresentar evidências que sejam capazes de convencer os investidores de que o seu negócio é viável e possui mercado para ele.
Seed
Chegou a hora de amadurecer seu produto e serviço, com base em todos os feedbacks e pesquisas feitas, e aplicar todas as melhorias necessárias. É neste estágio que a startup precisa impulsionar seu negócio, e deve começar a investir em marketing e vendas.
Nesse momento, a orientação é buscar grupos de anjos, fundos seed e aceleradoras, e para isto é importante ter um estudo sobre a projeção da empresa, com dados sobre sua capacidade de faturamento e o quanto ela pode valer no futuro, questões determinantes nas rodadas.
Séries A
Geralmente, nesta etapa a startup já conseguiu ganhar mercado, mas busca consolidar sua presença diversificando os produtos e serviços. Conhecer bem sua empresa e saber o quanto ela ainda pode crescer no mercado são elementos indispensáveis para que founders e CEOs possam argumentar nas rodadas de investimentos. Nessa fase, suas chances de aporte são maiores com fundos de venture capital e private equity.
Séries B
Expandir sua presença no mercado e escalar o negócio é um dos objetivos almejados neste estágio de investimento. Os recursos financeiros angariados nesta etapa são aplicados no recrutamento de novos talentos, criação de novos departamentos, e principalmente no aprimoramento de processos.
Essa rodada é realizada por fundos de venture capital, bancos de investimento e empresas de private equity.
Séries C
Por fim, este é considerado um dos estágios mais avançados e desafiadores, porque na maioria das vezes têm a ver com a internacionalização da empresa. É hora de expandir seu negócio para outros países, e quem geralmente aposta suas fichas neste momento também são os fundos de venture capital, bancos de investimento e empresas de private equity.
Por ser uma das etapas mais avançadas, que envolvem grandes valores, o preparo dos CEOs e founders para as rodadas precisa ser ainda maior neste estágio.
Os desafios do fundraising
De modo geral, a captação de recursos é uma tarefa bastante complexa, que muitas vezes demora para gerar resultados. Em alguns casos, o fundraising pode durar até um ano para ser concluído, mas quando é bem executado pode render bons investimentos.
Sendo assim, é importante a startup estar preparada para alguns desafios, entre eles:
- ter o cash flow organizado;
- possuir um pitch capaz de encantar os investidores;
- montar um plano bem estruturado de arrecadação de fundos, crescimento e aceleração do negócio.
Mas, nada disto será suficiente se o CEO e founder não conseguir transmitir o máximo de confiança e segurança na hora de conversar com investidores sobre seu negócio, que hoje representa um dos maiores, senão o principal desafio do processo de fundraising. Portanto, investir em serviços de consultoria pode fazer a diferença para captação de recursos.
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