Não basta elaborar um pitch deck criativo e eficiente, possuir uma gestão de pessoas estratégica e já ter o capital alocado. Também é preciso ter uma governança financeira eficiente para atingir os objetivos do negócio.
Ter uma rotina financeira adequada é fundamental para otimizar os processos, melhorar a utilização dos recursos, atingir maturidade, crescimento sustentável e escalabilidade.
Desafios da governança financeira para startups
A falta de governança financeira pode ocasionar uma redução do valuation e maior diluição nas rodadas de investimento.
Algumas literaturas falam, inclusive, sobre a influência direta do chamado “índice de liquidez” na fórmula de cálculo do valuation. Ele determina a probabilidade de liquidez do ativo, mostrando a velocidade com que a startup poderá trazer retorno para o investidor.
E, se não há liquidez, não há investimento ou venda. Por isso, fica a pergunta para você, founder: “Se aparecer um investidor ou comprador hoje, a sua ‘casa’ está arrumada?”
Problemas de governança ou gestão encontrados durante a negociação podem reduzir drasticamente o valuation ou, até mesmo, inviabilizar a operação. Isso porque esses aspectos indicam o nível de risco que a empresa está correndo em suas atividades.
Benefícios da governança financeira
Previsibilidade e controle
A correta estruturação de uma rotina financeira ajuda o empreendedor a ter respostas para algumas perguntas fundamentais:
- Qual o caixa disponível neste momento?
- Quanto tempo dura o nosso caixa (runway)?
- Qual o cash burn nos próximos meses?
- Quais os volumes de investimento necessários para atingir os objetivos do negócio?
- Quando devo considerar uma nova rodada de investimentos?
Suporte na tomada tomada de decisões
Uma gestão pautada em dados auxilia nas tomadas de decisão e proporciona melhor visibilidade sobre o potencial do negócio.
Identificação de pontos de melhoria
Com uma rotina financeira estruturada, é possível planejar os investimentos com maior assertividade e ter insights valiosos sobre o negócio.
Saiba mais: A importância dos ritos de governança para startups
Governança financeira com foco em crescimento
É essencial que a governança financeira tenha como objetivo estratégico preparar a startup para os próximos estágios de crescimento. Mas como colocar isso em prática?
O planejamento eficaz e a mitigação de diversos riscos passam pela organização de rotinas e ritos de governança financeira, visando a um crescimento sustentável e escalabilidade.
A boa notícia é que startups que têm dificuldade para estruturar a sua área financeira e apresentar dados atrativos na hora de alocar recursos podem contar com a expertise de um parceiro especializado.
O CFO as a service da Triven (CFaaS), por exemplo, é uma alternativa para facilitar a rotina dos founders e profissionalizar a gestão financeira de startups. A metodologia adotada pelo time de CFaaS envolve entregas estratégicas:
- Informações financeiras orientadas por dados;
- Integração do processo financeiro;
- Interface e gestão da contabilidade;
- Metodologia comprovada em empresas de tecnologia.
Leia também:
- Case de sucesso: CFO as a Service da Triven gera economia acumulada de R$ 70 mil para a Carbigdata
- Case de sucesso: como a Triven ajudou a GO-K a ter um faturamento 4x maior
Governança gera previsibilidade
Para garantir o crescimento sustentável e o sucesso no mercado, uma startup precisa de uma governança financeira bem estruturada, de modo a ter previsibilidade e suporte nas tomadas de decisão. Contar com soluções como o CFO as a Service pode ser sua a chance para profissionalizar a gestão financeira e aumentar o potencial de atração de investimentos.
Entre em contato conosco e veja como apoiamos founders a executarem o futuro do negócio.