“A inteligência de RH olha para a empresa como um todo: estratégias e pessoas. Os profissionais fazem a empresa acontecer, e o negócio precisa acontecer para a valorização de pessoas, um depende do outro. Então é preciso pensar em diferentes possibilidades e no impacto de cada ação definida no contexto em que a empresa pode estar inserida.”
Maria Gabriela Souza – Business Partner da Triven
A área de Recursos Humanos da sua empresa se alinha de maneira eficaz com as suas estratégias de negócio? O seu RH oferece suporte para que os gestores possam entender se a equipe atual condiz com as projeções de futuro da empresa?
Alinhar a gestão de pessoas com os objetivos macro da empresa é fundamental para o sucesso do negócio. Mas para isso não basta ter uma área de RH, é preciso contar com um “RH inteligente”. Ou seja, uma inteligência de RH capaz de fornecer aos gestores insights baseados em dados que permitam a identificação das lacunas de habilidades necessárias para atingir as metas da empresa.
A importância da inteligência de RH para empresas
A inteligência de RH vai além da simples gestão de colaboradores ou implementação de ferramentas, ela analisa o contexto atual e as metas almejadas pela empresa. Com um olhar estratégico da área de people, é possível visualizar a quantidade de colaboradores e perfis necessários e elaborar um plano de sucessão que faça sentido.
Quando bem executada, a inteligência de RH promove o engajamento da equipe e, consequentemente, o sucesso da empresa. Se o colaborador está no lugar certo, realizando as tarefas mais adequadas para suas competências e sentindo-se valorizado, a organização colhe os frutos desse alinhamento. Isso se traduz em resultados sólidos e em colaboradores mais motivados a contribuir para o crescimento da organização.
No entanto, a relação entre prosperidade empresarial e bem-estar dos colaboradores não se resume apenas a colocar os profissionais em funções adequadas. A comunicação também exerce um papel fundamental nesse processo. É essencial que os colaboradores saibam que o seu desenvolvimento profissional também está ligado ao crescimento da empresa.
Pensar que a organização e o time são entidades diferentes é um equívoco. Por isso, juntamente com os líderes, a inteligência de RH ajuda a criar e manter uma sinergia, além de mostrar que todos estão interligados e precisam estar juntos para crescerem de forma sustentável.
Ao alinhar a estratégia de RH com os objetivos do negócio, é possível obter resultados tangíveis, visualizar o cenário da gestão de pessoas de forma mais eficiente e antecipar as necessidades da empresa a longo prazo.
Saiba mais: Gestão de pessoas como estratégia para o sucesso das startups
Por que investir no modelo de People as a Service?
O mercado empresarial tem presenciado uma revolução na forma como as organizações gerenciam suas relações humanas. Nesse sentido, uma tendência que ganha cada vez mais destaque é a adoção do modelo “as a service”, que oferece vantagens em relação ao modelo tradicional.
Mesmo que ambos sejam focados na área de recursos humanos, o RH interno e o modelo “as a service” atuam de forma distinta. O trabalho do RH interno é, em muitos casos, direcionado para questões burocráticas e padronizadas – como contratação, folha de pagamento, documentação, etc. Já o formato “as a service” trabalha a gestão de pessoas como uma estratégia ampla e voltada para o sucesso das startups.
Um exemplo é o People as a Service (PaaS) da Triven, que oferece para startups e empresas com mindset de inovação a possibilidade de uma visão macro da gestão de pessoas e foco total no processo de gestão.
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Principais vantagens do People as a Service:
Expertise
Uma das principais vantagens do PaaS é contar com um time que possui conhecimento acumulado e acesso às melhores práticas do mercado. Isso ocorre porque esses profissionais já possuem experiência na gestão de recursos humanos de empresas de diferentes tamanhos e segmentos, o que contribui para uma curva de aprendizado mais rápida em relação a uma equipe de RH interna.
Decisões baseadas em dados
Os profissionais altamente especializados que atuam no modelo de PaaS se envolvem diretamente na gestão de RH das empresas e buscam tomar decisões baseadas em dados e análises. Construindo, assim, estratégias mais assertivas e que não se apoiam em questões emocionais ou pessoais.
Especialização e otimização
É comum que startups – especialmente em estágios iniciais – não tenham recursos para contratar uma equipe especializada na gestão de pessoas. Essa limitação pode fazer com que os profissionais do RH interno precisem dividir a atenção com outras atividades que não sejam da área de gestão de people. A especialização do modelo “as a service” elimina esse problema e viabiliza uma operação mais enxuta, ágil e orientada para resultados.
Conheça o People as a Service da Triven
A solução de People as a Service da Triven permite que as empresas tenham acesso à inteligência de RH e à expertise de profissionais seniores especializados em gestão e execução do dia a dia da área de people.
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