Skip to main content

E por que um CFO as a service é a melhor opção para sua startup?

Toda startup, uma hora ou outra, precisará achar uma solução para lidar com questões financeiras da melhor forma, e contratar um CFO (Chief Financial Officer) terceirizado é um dos possíveis caminhos, tanto para auxiliar na captação de aporte financeiro, como também na destinação correta dos recursos arrecadados – sempre com foco na escalabilidade do negócio.

Na prática, o CFO exerce a mesma função de um diretor financeiro numa estrutura organizacional corporativa. O profissional exerce um papel fundamental dentro das startips, uma vez que interpreta os números e transforma as informações gerenciais em tomadas de decisão, oferecendo apoio estratégico financeiro aos founders.

No entanto, encontrar o profissional ideal para ocupar esse cargo não é uma tarefa fácil. O candidato que consegue reunir o mínimo de competências necessárias para função é muito disputado pelo mercado, e na maioria das vezes o investimento em sua contratação é alto demais para realidade financeira de empresas embrionárias. 

Quando ainda estão no early stage, os empreendedores não possuem caixa suficiente para o custo de um CFO. Neste caso, muitos assumem por si próprio a gestão das finanças de forma improvisada, o que pode representar um risco para o crescimento seguro e sustentável. 

Diante disto, uma alternativa mais coerente com a realidade das startups é o CFO as a service (CFaaS), uma solução indicada para quem precisa organizar a estrutura financeira do seu empreendimento. 

Neste texto você vai conferir mais informações sobre quanto custa um CFO, além de entender um pouco mais sobre o serviço de CFaaS e como ele pode ser uma alternativa mais vantajosa para o seu negócio. 

O que é o CFO as a service?

O CFO as a service é ideal para empresas de pequeno a médio porte, pois possibilita que a startups conte com o apoio, mesmo que part-time e compartilhado, de um profissional sênior sem precisar fazer um investimento muito significativo neste ciclo de crescimento. Por conta disso, a solução é uma das melhores alternativas de baixo custo para quem precisa organizar a área financeira. 

Em outras palavras, nada mais é do que ter um Diretor Financeiro Sob Demanda. Essa solução para gestão financeira possibilita que até mesmo startups no early stage tenham  acesso às habilidades de diretores financeiros com ampla vivência no mercado, dispostos a compartilhar técnicas e conhecimentos.

O trabalho do CFaaS é bem semelhante ao do tradicional diretor financeiro. Ele analisa todas as atividades financeiras da empresa, e mapeia suas necessidades e oportunidades. Com base nestes dados, é implementado um plano de trabalho objetivo e estratégico visando melhorar o fluxo de caixa, controle de custos, monitoramento de dados e a tomada de decisões. 

Confira: CFO as a service: tudo o que você precisa saber 

CFO convencional ou CFO as a service: o que escolher?

O investimento na contratação de um CFO geralmente não é barato. O cargo pode render um custo a partir de R$ 15 mil mensais em remuneração fixa, além de uma parcela de “equity” da empresa. O valor é alto demais para qualquer negócio que seja embrionário, e ainda não tenha estruturas financeiras sólidas. 

Por não estar envolvido no desenvolvimento do produto ou no processo de growth, é comum que o CFO seja visto como um profissional  que não gera receita diretamente, já que ocupa uma posição de backoffice.  Além disso, diferente das outras posições como Produtos, Marketing, Sales, o CFO tende a ficar mais ocioso no ciclo inicial de crescimento da startup e, por essa razão, sua contratação é adiada. Como alternativa, muitos founders preferem assumir para si próprio a gestão financeira. 

Porém, a falta de tempo e habilidade em finanças para exercer a função com êxito, pode comprometer a evolução do negócio. Com o início das rodadas de “seed”, a situação tende a ficar mais inviável e a startup precisa de um CFO para administrar, otimizar e alocar os novos recursos de forma eficiente. 

Mas, como já falamos, a contratação de um profissional full-time pode ter um custo muito alto. E essa é a janela de oportunidade para a contratação do CFO as a Service.

Vantagens do CFO as a service

O principal diferencial do modelo é que a startup não precisa manter um profissional sênior full-time num momento em que, além de ser caro, esse profissional ficará ocioso até que a empresa ganhe mais musculatura. A proposta é adequar-se às necessidades da empresa, entregando soluções mais aderentes e que irão gerar mais valor.

Em outras palavras, o CFaaS é um trade-off interessante, uma vez que o empreendedor poderá contar com o apoio – de forma part-time e compartilhada – de um profissional sênior sem precisar fazer um investimento alto neste ciclo de crescimento. Com isso, é possível usar esse mesmo capital para alocação em outras frentes também estratégicas, como growth e desenvolvimento do produto, por exemplo.

Para melhor compreensão, listamos abaixo os principais benefícios que um CFO as a service pode oferecer para startups: 

  • Savings: A empresa não tem despesas de longo prazo com manutenção de um Diretor Financeiro permanente. Com isto ela gasta pouco e pode ter ao seu alcance um trabalho de alta performance totalmente flexível;
  • Foco: A contratação do serviço permite uma utilização mais estratégica de tempo, pessoas e recursos no negócio combinada com gestão financeira eficiente;]
  • Organização: Ter maior fluidez e praticidade nos processos internos da empresa. As informações são captadas e compartilhadas de forma prática, otimizando o tempo e o trabalho de toda a equipe;
  • Conhecimento: Ter acesso às experiências e vivências de grandes profissionais do mercado. É uma forma de enriquecer o capital intelectual da empresa sem gastar muito, com base no conhecimento de outras pessoas;
  • Flexibilidade: É um modelo de gestão mais flexível, que permite e incentiva constante evolução e adaptação;
  • Suporte: Ter à disposição um suporte estratégico em momentos de dificuldades e tomada de decisão.

Quer implementar o CFaaS no seu negócio? Conheça a solução completa da Triven

A Triven oferece uma solução de CFO as a service que reúne as melhores práticas adquiridas em nossa experiência com mais de 45 clientes nos últimos 5 anos. O serviço garante mais visibilidade de informações financeiras e insights, e principalmente mais segurança no controle das finanças e no crescimento do negócio. 

Conheça a nossa solução de CFO as a service.

Crédito da imagem: Negócio foto criado por pressfoto – br.freepik.com

Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.