“O diferencial estratégico do negócio está ligado à forma como a empresa atrai, retém, motiva, valoriza, engaja e incentiva seus colaboradores.”
Fernando Trota – Cofounder e CEO da Triven
Você é founder de uma startup ou executivo e tem tido dificuldade para gerir as Relações Humanas do seu negócio? Percebe que a área de People precisa ser tratada de forma estratégica, mas não tem recursos para estruturar um time interno de RH?
Você não está sozinho nesse desafio. A gestão de Relações Humanas é uma das principais dores enfrentadas pelos founders, e foi pensando nisso que a Triven criou uma nova vertical: People-Driven, uma solução de People as a Service (PaaS). O serviço é voltado para startups e empresas digitais e garante apoio operacional, tático e estratégico para estruturação e gestão de recursos humanos.
O que é People as a Service?
O People as a Service é um serviço que permite que as startups tenham acesso a um modelo profissional de gestão de pessoas, com squad qualificado e alocado part-time.
De maneira prática, a empresa não precisa contar com uma equipe interna de RH para cuidar do time, pois o PaaS da Triven disponibiliza um squad completo que atua em três camadas específicas da área de People:
- Operacional: Analista de People
- Tático: Business Partner (HRBP)
- Estratégico: Head de Recursos Humanos (CHRO)
Baseado em decisões data-driven, esse time oferece apoio nos diferentes processos da gestão de People de uma empresa:
- Gestão da cultura: definição, aderência e medição da cultura almejada, partindo da Visão, Missão e Valores da empresa;
- Gestão da jornada: processos de atração, seleção, onboarding, sucessão e offboarding;
- Gestão de desempenho e desenvolvimento: processos de avaliação de desempenho, competências, gestão de carreira, programas de treinamento, liderança, team building e ações de desenvolvimento;
- Gestão da remuneração e recompensa: processos de estruturas organizacionais e salariais, meritocracia e programas de reconhecimento;
- Gestão da comunicação: processos de comunicação interna, reuniões, rituais, encontros e eventos.
Como funciona o PaaS da Triven?
Após a realização de um diagnóstico para entender melhor o cenário da startup, a equipe da Triven define um escopo de acordo com aquilo que já tem na área de People, o que precisa ser aprimorado e as ações que serão construídas. Com base nessas informações e no grau de complexidade dos trabalhos, será determinada a quantidade de horas dedicadas em cada camada.
A partir daí, as estratégias e ações abarcadas nos procedimentos de gestão de People serão focadas nos seguintes objetivos: alavancar o employer branding, aumentar a produtividade, ter um alinhamento de pensamento entre gestores e colaboradores, além de reduzir custos e apoiar no crescimento da startup.
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PaaS: gestão inovadora das Relações Humanas
O People as a Service permite que a startup tenha um custo muito reduzido em relação à contratação de uma equipe interna de RH, além de possibilitar ao founder que ele tenha mais tempo para focar em outras estratégias importantes do negócio.
Para Rodrigo Del Claro, CEO da Santuu e cliente da vertical de PaaS, a solução da Triven possibilita que a empresa cuide de maneira única e humanizada daquilo que é mais importante: as pessoas. Ele também conta que o PaaS trouxe mais confiança para realizar as operações:
“Além de organizar todo o nosso time com sistemas e processos relacionados a pessoas, a Triven nos ajudou a agilizar e aprimorar as contratações, o que é, para nós, uma base fundamental para o grande crescimento que planejamos em curto prazo”.
A criação da vertical de People as Service foi impulsionada pela filosofia da própria Triven de adotar internamente práticas diferenciadas de gestão do time, cultura e employee experience. Dentro da empresa, sempre houve o entendimento de que um time alinhado filosoficamente com os propósitos da organização e satisfeito com o trabalho vai entregar o máximo de valor nos serviços prestados aos clientes.
Essa cultura possibilitou que a Triven se tornasse referência em Relações Humanas, recebendo, inclusive, o selo GPTW por dois anos consecutivos. Ou seja, uma das principais vantagens da solução de PaaS é a expertise, o conhecimento acumulado e as melhores práticas já realizadas pelo time da Triven.
Fernando Trota, CEO da Triven, destaca que, apesar da empresa ter sua jornada vinculada à gestão financeira, sempre existiu foco total em pessoas.
“Nossa missão de apoiar os fundadores na execução do futuro está totalmente relacionada a permitir que o empreendedor se dedique ao seu sonho. E a gestão de pessoas, assim como de finanças, é fundamental para criar um contexto direcionado a essa visão.”
Conheça os especialistas que fazem parte da nova vertical da Triven
A vertical de People as a Service da Triven conta com um time especializado e renomado para realizar a gestão de pessoas das startups:
Lilian Carina – Líder de Recursos Humanos (CHRO)
Executiva com mais de 18 anos de experiência na área de Recursos Humanos em empresas nacionais de grande porte no segmento financeiro, com ampla vivência na condução de processos de gestão de mudanças e coaching para equipes, liderança de projetos de desenvolvimento organizacional, gestão de engajamento à cultura, endomarketing, recrutamento e seleção, gestão de clima, universidade corporativa e transformação digital.
“É essa inteligência que o People as a Service leva: fortalecer as Relações Humanas e focar em um ambiente com maior adaptabilidade em relação às necessidades do mercado, promovendo resultados mais consistentes e alta performance profissional.”
Adriana Vaccari – Managing Partner
Experiência de mais de 20 anos na área de Marketing, Comunicação e Eventos. Ao longo da carreira atuou com o desenvolvimento de projetos para marketing/comunicação, gestão de produtos e jornada do cliente, liderando desde a criação de campanhas publicitárias até a gestão de portfólios e marcas.
Orientada para resultados, apoia empresas na construção de times e marcas de alta performance.
Maria Gabriela Souza – Business Partner Triven
Com experiência de mais de dez anos na área de Gente e Gestão, atuou como business partner em multinacionais e startups liderando processos de recrutamento e seleção, endomarketing, clima, cultura, gestão de desempenho e carreira, ações de employer branding, employee experience, treinamento, desenvolvimento, implementação de novas ferramentas, projetos e programas.
▶ Maria Gabriela Souza no LinkedIn
Marcus Vaccari – Sócio e Board Member
Com mais de 35 anos de experiência na gestão de Recursos Humanos, 27 deles na PepsiCo ocupando até recentemente a posição de Vice-Presidente Sênior de RH para a América Latina, região composta por mais de 20 países e 100 mil funcionários.
Sua experiência atravessa inúmeros processos: do planejamento estratégico ao desenho organizacional, passando por transformação e alinhamento cultural, coaching, planos de sucessão, desenvolvimento e engajamento de equipes.
“Hoje nós temos uma nova visão dos colaboradores em relação ao trabalho, que é o desejo de serem felizes, relevantes e gostarem do que fazem no dia a dia. Até pouco tempo, tínhamos uma relação comercial, muito associada à questão financeira apenas.”
Confira o artigo de Marcus Vaccari na revista HSM Management: Gestão de pessoas como estratégia para o sucesso das startups
Saiba mais sobre o People as a Service:
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