Skip to main content

Vale a pena contratar um CFO as a Service? Um BPO financeiro é suficiente? Qual a diferença entre os dois serviços? Esses são questionamentos comuns entre founders de startups e executivos de empresas que desejam terceirizar a gestão financeira do seu negócio, mas ainda têm dúvidas sobre como escolher a solução mais adequada.

Mesmo que ambos sejam focados na terceirização das finanças, BPO e CFO as a Service (CFaaS) não são a mesma coisa. O BPO é um serviço prestado em nível operacional e trata das rotinas financeiras da empresa: conciliações bancárias, emissão de notas e boletos, entre outros. Já o CFaaS é uma solução que proporciona benefícios no âmbito estratégico, com informações relevantes e apoio na tomada de decisão.

Diferenças entre BPO financeiro e CFO as a Service na prática

O BPO financeiro e o CFO as a Service oferecem entregas diferentes em termos de função, escopo de atuação e nível de envolvimento. Enquanto o BPO financeiro concentra-se na eficiência operacional das finanças, o CFO as a Service eleva o patamar estratégico com insights valiosos para embasar decisões financeiras mais importantes.

No caso de startups, negócios que estão na fase inicial do ciclo de vida – e contam com equipe reduzida e recursos financeiros limitados – tendem a adotar o BPO como alternativa para profissionalizar a gestão financeira. O serviço oferece a terceirização de atividades contábeis e financeiras cotidianas:

  • faturamento;
  • gestão de contas a pagar e receber;
  • fluxo de caixa;
  • análise de crédito, entre outras.

Na prática, o trabalho do BPO financeiro envolve um analista júnior ou sênior e foca em demandas operacionais do financeiro, sem envolver a parte estratégica ou de planejamento. Ou seja, o founder ou gestor não conta com um profissional de cargo de diretoria, como o CFO, para trazer insights mais táticos para a empresa.

Mas o apoio operacional nem sempre é suficiente para garantir a eficiência da gestão do negócio. À medida que as demandas financeiras se tornam mais complexas, as empresas necessitam ir além e contar com uma solução de nível estratégico: o CFO as a Service.

Alternativa economicamente viável para startups e negócios de pequeno e médio portes, o CFaaS possibilita que as empresas tenham acesso a um squad completo, composto por CFO, controller e analista financeiro. São profissionais qualificados e com expertise para atuar nas camadas operacionais, táticas e estratégicas do negócio.

Além disso, outra diferença importante entre as duas soluções é que o CFO as a Service interpreta as informações gerenciais e transforma em insights estratégicos, ajudando nas tomadas de decisão e no direcionamento do negócio. O que possibilita uma maior riqueza de dados e garante mais sustentabilidade nos processos de crescimento da empresa.

A entrega de valor proporcionada pelo CFaaS oferece ainda tranquilidade e economia de tempo ao founder, que pode focar no core business e em outras atividades, como aprimoramento do produto, escalabilidade da startup, entre outras.

CFO as a Service da Triven: pioneirismo e expertise

A Triven é pioneira no modelo de CFO as a Service no Brasil e oferece apoio em todas as camadas de serviços: desde atividades do dia a dia, passando pelo escopo de controladoria e tesouraria até o papel estratégico do CFO.

Além disso, os founders ganham um apoio importante na hora de tomar decisões relevantes e que podem interferir no futuro do negócio. Isso porque o squad da Triven tem disciplina operacional e ampla vivência de mercado, agregando valor ao negócio e trazendo para os gestores os melhores insights e boas práticas.

O background dos profissionais da Triven envolve atuação no mundo corporativo e em grandes empresas. No caso dos CFOs, todos têm no mínimo 15 anos de experiência no mercado financeiro, contando com soft skills capazes de oferecer uma visão macro da gestão financeira da empresa.

Dessa forma, a Triven oferece parceria de valor que, com uso da tecnologia e alocação correta dos recursos, contribui para o processo de aceleração e maturidade das startups. Possibilitando, assim, que o crescimento do negócio ocorra de forma mais rápida, eficaz e sustentável.

Fale com nossos especialistas e veja como o time de CFO as a Service da Triven pode ajudar sua startup a escalar e atingir melhores resultados.

Crédito da imagem: Imagem de Drazen Zigic no Freepik

Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.