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O mercado global de Talent as a Service deve passar de 387 milhões de dólares em 2022 para 1,1 bilhão de dólares até 2032, com crescimento anual de 11,7%.

É possível contratar profissionais especializados mantendo um custo-benefício adequado para a empresa? Como profissionalizar a gestão e a operação de startups já nos estágios iniciais e intermediários? Para atender a esses desafios comuns entre founders e executivos, modelos de contratação diferenciados ganharam força nos últimos anos impulsionados pelas mudanças no mercado de trabalho.

Um exemplo é o Talent as a Service (TaaS), forma de contratação sob demanda que permite que startups e empresas menores contem com profissionais altamente qualificados, em diversas áreas do negócio: financeiro, RH, jurídico, comunicação, entre outros.

O que é Talent as a Service e quais as vantagens?

O Talent as a Service é um modelo de contratação por hora (formato part-time) de profissionais especializados para atuar em determinado setor de uma empresa. De maneira prática, o TaaS contribui para que as empresas aloquem os seus recursos de forma mais eficiente. Isso porque o modelo oferece aos negócios – especialmente pequenos e médios e startups em estágios iniciais – o acesso à expertise desses profissionais sem o ônus dos custos elevados da contratação full-time.

Além da redução de custos, o Talent as a Service otimiza e profissionaliza o trabalho das equipes. No caso da gestão financeira, por exemplo, muitas startups e empresas do setor de inovação ainda não estão em um estágio que necessitem de um time inteiro à disposição, oito horas por dia. O que acontece, em alguns casos, é a contratação de um único profissional, que acaba sobrecarregado e com funções que não são de sua especialidade e formação.

Ao adequar as horas de trabalho às necessidades do negócio, o modelo de contratação part-time traz vantagens tanto para as startups que precisam evitar que os profissionais internos fiquem ociosos, quanto para as empresas cujos times não dão conta das demandas da operação.

Exemplos de soluções Talent as a Service

O modelo de Talent as a Service pode ser utilizado para contratação de profissionais de diferentes áreas do negócio. A Triven, por exemplo, oferece soluções TaaS voltadas para a área de gestão financeira (CFO as a Service) e de gestão de pessoas (People as a Service). As duas verticais proporcionam apoio operacional, tático e estratégico e operam por meio de squads que combinam uma liderança, analistas e outros profissionais capacitados.

CFO as a Service – Gestão financeira

O CFO as a Service oferece um squad completo com profissionais qualificados, que atuam em todas as camadas dos serviços financeiros, desde as atividades do dia a dia até o papel estratégico do CFO.

Podendo custar até 70% menos do que um time financeiro interno, o squad da Triven tem disciplina operacional e ampla vivência de mercado, trazendo os melhores insights e práticas financeiras. Além disso, os CFOs têm no mínimo 15 anos de experiência no mercado financeiro e uma visão macro da gestão de finanças.

Essa expertise oferece o apoio que os founders precisam para conquistar o crescimento sustentável em suas startups. Um exemplo é a Carbigdata, cliente de CFaaS da Triven, que reduziu a inadimplência em 40%, além de aumentar a margem de lucro bruta em 17%, após a contratação da solução de CFO as a Service. “A relação com o time da Triven é ótima. Tem uma ótima equipe com todos os skills que a gente precisa, com um custo-benefício muito bom”, destaca Pedro de Paula, CEO da Carbigdata.

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People as a Service – Gestão das Relações Humanas

Além de ser pioneira no modelo de CFO as a Service no Brasil, a Triven também ampliou o modelo de trabalho part-time para o setor de pessoas . O People as a Service nasceu da experiência da Triven de atender startups e do desejo de auxiliar os founders a superar os diferentes desafios do negócio.

Com o PaaS, a empresa passa a ter um custo muito reduzido em relação à contratação de uma equipe interna de RH. O modelo de Talent as a Service voltado para RH contribui para que as startups evitem os altos custos de uma má contratação, além de eliminar o ônus da curva de aprendizado, turnover, custos de overheads e gestão de equipe interna.

A Santuu, startup que já era cliente de CFaaS da Triven, é um exemplo de empresa que colocou o People as a Service em prática. De acordo com o CEO Rodrigo Del Claro, a solução trouxe mais confiança para realizar as operações: “Além de organizar todo o nosso time com sistemas e processos relacionados a pessoas, a Triven nos ajudou a agilizar e aprimorar as contratações, o que é, para nós, uma base fundamental para o grande crescimento que planejamos em curto prazo.”

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Saiba mais sobre os squads especializados da Triven:

Quer implantar o modelo de Talent as Service e aproveitar as vantagens que a contratação sob demanda propicia para o seu negócio? Entre em contato com a Triven e confira mais informações sobre as soluções de CFO as a Service e de People as a Service.

Crédito da imagem: Imagem de Freepik

Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.