O Chief Financial Officer (CFO) é o executivo responsável pela gestão financeira de uma empresa. Nas startups, muitas vezes não é viável, nem economicamente inteligente, ter um profissional dedicado exclusivamente à empresa. A boa notícia, é que é possível contar uma solução alternativa: o CFO as a Service.
A Triven é pioneira no modelo de CFO as a Service no Brasil. E a nossa solução oferece três entregas de valor essenciais para as startups:
- economia de tempo;
- visibilidade do negócio; e
- segurança na gestão financeira.
Confira a seguir mais informações sobre o primeiro desses diferenciais e descubra como o modelo de CFO as a service faz toda a diferença na otimização de tempo e recursos do seu negócio.
Saiba mais sobre gestão financeira para startups
Como funciona o CFO as a service da Triven?
O serviço de CFO as a service da Triven funciona por meio da alocação, não somente de um CFO, mas de um squad completo dedicado a todas as camadas de serviços, desde as atividades do dia a dia, passando pelo escopo táticos de controladoria e tesouraria até o papel efetivamente estratégico do CFO efetivamente, apoiando os founders em suas tomadas de decisão, trazendo visibilidade dos números e compartilhando melhores práticas de mais de 6 anos de atuação.
Além disso, implementamos todos os controles, métricas, processos e ferramentas de gestão por meio de um time dedicado a fazer todo esse setup. Tudo isso, em um pacote de horas personalizado para atender às necessidades do seu negócio.
Com o CFO as a service, a gestão financeira da sua startup vai se beneficiar de um olhar de quem tem know-how em gestão financeira e gestão de recursos em diferentes ecossistemas. Essa é uma das vantagens do modelo em relação à contratação de um CFO tradicional. Isso porque com o CFO as a service, a startup não precisa manter um profissional sênior full-time num momento em que, além de ser caro, esse profissional ficará ocioso até que a empresa ganhe mais musculatura.
Leia mais: Quanto custa um CFO? E por que um CFO as a service é a melhor opção para sua startup?
Um estudo elaborado pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral mostrou que há um padrão no tempo médio de sobrevivência das startups:
- Pelo menos 25% das startups morrem com um tempo menor ou igual a um ano;
- Pelo menos 50% morrem com um tempo menor ou igual a quatro anos;
- Pelo menos 75% morrem com um tempo menor ou igual a treze anos.
Como aumentar essa taxa de sucesso? Esta é a pergunta que nos motiva. É preciso que as startups tenham capacidade de se adaptar às mudanças e necessidades do mercado, gerenciando suas finanças de forma eficiente.
4 situações em que o CFO as a service otimiza o tempo da sua empresa
Em 2021, a Triven apoiou 43 startups e recuperou pelo menos 28.300 horas que seriam desperdiçadas em serviços desnecessários. Tudo isso com o CFO as a service.
Vejamos os pontos em que o CFO as a service mais ajuda a economizar tempo na sua startup.
1. Execução e/ou gestão das atividades do dia a dia
O CFO as a service pode atuar em diferentes níveis da operação financeira:
- Modelo “full”, onde atuamos em todos os níveis: operacional, tático e estratégico; e
- Modelo “strategy”, onde atuamos nos níveis tático e estratégico, gerenciando o time operacional já existente dentro da startup.
Ou seja, o CFO as a service é uma solução completa que substitui, por meio de um squad de alto rendimento, a contratação de vários profissionais internos “full-time” que invariavelmente ficam ociosos e, principalmente, o envolvimento do founder, que pode a partir de agora alocar o seu tempo àquele que realmente é o seu papel dentro da organização.
Leia mais:
Quanto custa um CFO?
Gestão financeira de startup: internalizar ou terceirizar?
2. Produção de relatórios e controles
O squad que irá atender a sua empresa utiliza metodologia e ferramentas padrão e trabalham adequadamente os dados, gerando informações gerenciais que traduzem a realidade financeira da sua startup.
A análise dessas informações permite aos CFOs gerarem insights e diagnósticos que levam os founders a decisões mais assertivas.
Leia também:
Dicas para impulsionar o seu negócio por meio da análise de dados
Mensuração de resultados: quais métricas sua startup precisa acompanhar?
3. Relatórios para diversos stakeholders
Os relatórios e, principalmente, os insights gerados pelo CFO as a service funcionam tanto para controle e gestão interna quanto para serem compartilhados com investidores, que exigem acompanhamento periódico da evolução do negócio em templates e frameworks específicos, melhorando, assim, o nível de governança e de relação com estes investidores e demais stakeholders.
Saiba mais:
Gestão de startups: as maiores dores enfrentadas pelos founders
4. Interface com a contabilidade e outros agentes terceiros
A Triven faz interface com a contabilidade e todos os agentes terceiros que orbitam em torno do financeiro.
Nosso squad faz a integração entre a contabilidade e todas, ferramentas gerenciais, sistemas, fornecedores, buscando otimização fiscal, planejamento tributário, e eficiência contábil .
A Triven assume esta missão ingrata do founder, que se vê obrigado, por falta de recursos, a gerenciar essas interações entre o gerencial e o contábil. Esta economia de tempo gera vantagens estratégicas para crescimento do negócio, pois tira o founder de uma dinâmica que definitivamente não gera valor e ele novamente pode focar no que realmente interessa.
Confira:
CFO as a service: tudo o que você precisa saber
Além do BPO financeiro: Por que a sua startup precisa de uma estratégia financeira completa?
Otimize a gestão financeira da sua startup
Quer contar com uma gestão financeira especializada , feita por profissionais experientes e que conhecem a fundo o ecossistema de inovação? Fale conosco! Mande uma mensagem pra gente.
Crédito da imagem: Empreendedor feliz foto criado por DCStudio – br.freepik.com