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Seu negócio está pronto para crescer?

A escalabilidade é alcançada com planejamento estratégico e operações otimizadas.

De acordo com o artigo Failure prevention and management in business incubation: practices towards a scalable business model, de Nair e Blomquist, a maioria das startups não consegue se firmar no mercado e sair das incubadoras por não ter modelos de negócios escaláveis. 

 

O desejo de todo founder é que sua startup possa crescer, lucrar e se estabelecer no mercado. Porém, quando a empresa não está preparada para o crescimento, o aumento no número de clientes e no faturamento traz novas demandas que podem desorganizar as operações e tornar os custos insustentáveis.

Para saber se a sua startup está pronta ou não para consolidar-se e expandir-se no mercado, vamos entender de perto como a escalabilidade é a chave para o crescimento sustentável.

O que é escalabilidade e por que ela é importante?

Escalabilidade é um conceito baseado nas economias de escala, em que uma maior produção faz diminuir o custo do produto.

Escalabilidade para uma startup é a capacidade de oferecer uma quantidade cada vez maior de produto ou serviço para mais pessoas, aumentando a base de clientes e o faturamento sem prejudicar as operações ou trazer impactos negativos para o equilíbrio financeiro da empresa.

Ou seja, a escalabilidade em startups está diretamente relacionada a um crescimento sustentável e organizado. 

Para alcançar a escalabilidade é preciso:

A escalabilidade é, ainda, uma das características mais avaliadas pelos investidores. Afinal, ninguém quer investir seu dinheiro em ideias que não possam crescer e se replicar, não é mesmo?

Por isso, é essencial que os gestores possam provar por meio de números, análise de dados e relatórios que a sua startup está organizada e tem um plano pronto para que o crescimento seja sustentável. 

Uma boa sugestão é fazer o teste “10 vezes mais”

  • Como sua empresa reagiria se tivesse 10 vezes mais clientes de ontem para hoje? 
  • As operações seriam comprometidas? 
  • Haveria a mesma qualidade na entrega? 

Imaginando cenários é possível se preparar para o melhor!

A escalabilidade passa por saber definir e olhar para métricas que dão um diagnóstico da startup e permitem projetar para onde os negócios caminham. O ‘One Metric That Matters’ (OMTM) é um conceito abordado por Alistar Croll em seu livro “Lean Analytics” e tornou-se fundamental no trabalho de Growth Hacking. Todo growth hacker ou equipe de crescimento deve trabalhar com um OMTM como foco diário.

Você tem, por exemplo, calculado quando e com quanto alcança o Retorno sobre Investimento (ROI)? Sabe dizer qual o seu Custo de Aquisição de Cliente (CAC)? Sabe qual é o seu Life Time Value (LTV)? E a sua relação LTV/CAC? Essas análises,  quando bem feitas, permitem encontrar pontos de otimização nos negócios ou podem até inviabilizar determinado negócio. 

Como ter uma startup escalável?

Ter um negócio escalável é um dos maiores desafios enfrentados pela gestão de startups. Muitas vezes os founders se preocupam mais com a gestão do momento e esquecem de planejar o futuro, mas esse erro pode custar caro.

Para planejar e promover um crescimento sustentável do negócio é importante tomar algumas medidas que são simples, mas fazem toda a diferença: 

▲ Crie produtos que atendam às  dores dos clientes

Você tem reavaliado seu modelo de negócio com frequência? O seu produto está mais para “vitamina” ou “antibiótico”?

Muitas vezes o produto oferecido pela startup tem potencial, mas falta um plano de operações eficiente e a adoção de estratégias eficazes de criação de valor. 

Ou seja, é preciso trabalhar bastante  a metodologia de Customer Development de Steve Blank para garantir que o core da sua startup esteja fortalecido e sendo bem recebido pelos clientes.

Use dados para orientar suas decisões

Uma gestão de startup data-driven é capaz de fazer diagnósticos importantes para entender a real situação dos negócios e tomar medidas para corrigir a rota.

Utilize indicadores (KPIs) pré-definidos para a medição de resultados, pois eles permitem ter a percepção completa da saúde financeira das operações e da possibilidade de expansão.

Soluções como Business Intelligence e a terceirização de algumas partes da gestão da startup fazem com que relatórios com essas métricas fiquem automatizados, o que não influencia em carga extra de trabalho para a sua equipe, mas permite ter um “painel de controle” sempre atualizado para trabalhar.

Tomando decisões com base em dados sólidos e que correspondem à realidade fica mais difícil errar. 

Leia também: Dicas para impulsionar o seu negócio por meio da análise de dados 

Tenha uma boa gestão contábil e financeira

O modelo de negócio está bem organizado, as métricas estão sendo bem medidas e avaliadas, mas e a gestão contábil e financeira?

É possível economizar – e muito – contando com uma boa gestão contábil que identifique os melhores regimes fiscais e ofereça saídas baseadas em leis e enquadramentos para pagar menos impostos. 

A gestão financeira, por sua vez, precisa estar em dia para  sustentar as operações e também o crescimento em uma escala saudável. Você sabe dizer qual o seu  resultado previsto para daqui a três meses? Qual é a sua receita recorrente (MRR)? Sabe  o seu churn e o custo que ele traz para a startup? Sabe quanto tempo ainda tem de caixa (runway)? Estas são algumas das perguntas que ajudam a pensar se sua gestão financeira está organizada.

A otimização de custos também tem relação com a automação e a terceirização de tarefas. Sua equipe não precisa absorver toda a carga de trabalho da gestão da startup, mas precisa ter as ferramentas necessárias para fazer mais com menos. Nesse caso, o investimento certo pode trazer um grande resultado.

Tomando o Growth Hacking como base, a Triven criou um conceito de Finance Hacking, onde otimizamos a gestão financeira usando o mínimo de recursos e a máxima inteligência.

Saiba mais: Gestão financeira de startup: internalizar ou terceirizar? 

E então, a sua startup tem um modelo de negócios escalável?

Uma boa forma de alcançar a escalabilidade é contar com quem tem experiência no assunto para fazer uma análise detalhada e baseada em dados que indica pontos de melhoria e ajuda a planejar o futuro.

A Triven oferece soluções Decision-Driven com consultores especialistas na gestão e no planejamento de startups que vão analisar sua empresa, ajudar a definir métricas e repassar pelo planejamento estratégico para estruturar uma base que fará seus negócios decolarem! 

Fale conosco e descubra como a Triven pode contribuir para o crescimento da sua startup.

Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.