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O empreendedor que decide atuar no mercado de inovação precisa estar ciente dos desafios da gestão de startups. Afinal, o cenário envolve um ritmo frenético e foco em crescimento sustentável para alcançar a escalabilidade.

Levando-se em conta todas as incertezas relacionadas ao modelo de negócio, os founders devem analisar os obstáculos e corrigir rotas quando necessário. As finanças e as relações humanas, por exemplo, são áreas que exigem atenção e cuidados por parte dos gestores.

Os desafios da gestão financeira de startups

A gestão financeira de uma startup tem algumas características específicas em comparação com outros tipos de empresas, pois o ambiente disruptivo é repleto de oscilações. Afinal, estamos falando de um setor que é marcado por um crescimento acelerado, modelos de negócios escaláveis e questões financeiras que podem mudar a qualquer momento.

Além disso, outra questão que afeta a gestão de startups é o fato de que muitos founders não têm tempo para cuidar das burocracias e das projeções financeiras desafiadoras.

Como enfrentar essas dificuldades?

Mais do que angariar novos recursos, é preciso saber como gerenciá-los com o menor custo e a maior eficiência possível. Para isso, é preciso adotar uma estratégia com base em ferramentas e técnicas que contribuam para o desenvolvimento do negócio.

Muitas vezes os gestores podem pensar que o problema é a escassez de recursos ou um fluxo de caixa imprevisível. Enquanto o que pode provocar a dificuldade financeira é a falta de análise para verificar processos que impedem o crescimento da empresa.

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Os desafios da gestão de pessoas

A área de Recursos Humanos também ocupa um papel essencial na gestão de startups. Além de contratar profissionais qualificados que compartilhem da cultura organizacional, é preciso criar ações para mantê-los.

A perda de um colaborador pode causar transtornos e impactos negativos na rotina do negócio, como:

  • sobrecarga de trabalho durante o período de contratação de um novo colaborador;
  • clima negativo dentro da startup;
  • problemas para a marca empregadora;
  • crescimento dos gastos com demissões e contratações.

Como superar esses desafios?

É essencial tratar a gestão de pessoas de forma estratégica. Só assim é possível influenciar de maneira positiva na cultura, nos resultados e na competitividade do negócio – pontos fundamentais para promover o crescimento e a sustentabilidade empresarial.

Um exemplo já implementado por muitas startups é a metodologia Employee Experience, que coloca o colaborador no centro das estratégias.

A ideia é promover o bem-estar da equipe e tornar o ambiente de trabalho inspirador para manter os times engajados. O resultado é que os profissionais se sentem valorizados e ficam motivados para desempenhar suas funções.

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Como a Triven pode ajudar na gestão de startups?

A otimização da gestão de startups – tanto do ponto de vista financeiro quanto de RH – precisa fazer parte da rotina e do planejamento estratégico. Nesse sentido, contar com parcerias de valor pode auxiliar founders na hora de captar, gerenciar e utilizar seus recursos com eficiência.

A Triven, por exemplo, combina tecnologia e expertise para oferecer soluções focadas na gestão financeira (CFO as a Service) e na gestão das relações humanas (People as a Service).

O CFO as a Service é um modelo de terceirização de gestão financeira que reúne processos, tecnologia, disciplina operacional e apoio tático e estratégico. A solução permite uma melhor alocação do tempo da equipe, riqueza de informações e maior sustentabilidade no processo de tomada de decisão.

O People as a Service, por sua vez, é uma forma de gestão inovadora da área de Recursos Humanos. Os gestores têm acesso ao serviço tático e estratégico necessário para estruturar a gestão de pessoas com qualidade e alinhado ao core business.

Além de soluções voltadas para a gestão financeira e de pessoas, a Triven conta ainda com uma vertical de advisory. O serviço apoia o empreendedor nas tomadas de decisão e oferece uma visão ampla sobre o negócio, levando em conta variáveis, diferentes cenários e caminhos a serem seguidos.

Entre em contato conosco e descubra como potencializar os seus resultados, organizando as finanças e mantendo sua equipe motivada e eficiente.

Fernando Trota

Fernando é cofundador e CEO da Triven. É responsável pelas iniciativas de CFO as a Service, Advisory e People as a Service integrando gestão financeira, melhores práticas e gestão com foco em startups.